EFEJ comemora seis anos de atuação na formação dos educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro  

 

A Escola de Formação de Educadores de Juazeiro / PARLIM – EFEJ comemora na próxima segunda-feira (14), seis anos de atividades desenvolvidas para a formação continuada dos educadores da Rede Municipal de Ensino do município, e cinco anos da implantação do Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB e do Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM.

Com o objetivo de viabilizar a difusão de saberes pedagógicos importantes para o aprimoramento da prática dos professores, a Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) implantou a EFEJ em 2011, um espaço que planeja e executa inúmeras ações de formação continuada em seus diversos níveis e especificidades de atuação. “Temos uma equipe de assessores pedagógicos que operacionalizam as ações em seus diversos espaços e tempos de atuação. Além de realizarmos formação continuada, a EFEJ se transformou em um centro formativo composta pela UAB e o NTM, onde professores e a comunidade em geral são beneficiados”, ressaltou a diretora, Cristine Hermenegildo.

O Polo UAB de Juazeiro oferece acesso ao ensino superior público de qualidade através da oferta de cursos de graduação e pós graduação na modalidade a distância, através das universidades parceiras a exemplo da UNIVASF, UFBA, UFPI e IFBA. O Núcleo de Tecnologia Educacional NTM, que também funciona na EFEJ, tem disseminado a cultura do uso das novas tecnologias da comunicação nas escolas de Juazeiro, para potencializar a aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves parabenizou a diretora da EFEJ, as equipes da UAB e do NTM pelo excelente trabalho, e destacou os avanços da rede após a implantação deste importante equipamento. “A formação continuada de professores é um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, que precisa acontecer ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas. A equipe da EFEJ tem conseguido desenvolver um excelente trabalho ao longo desses anos, formando os professores da Educação Infantil ao 9º ano, trazendo resultados significativos para nossa Rede”, evidenciou.

Somente este ano, na gestão do prefeito Paulo Bomfim, a EFEJ realizou em média 25 formações por mês, totalizando quase 200 turmas, beneficiando milhares de educadores da rede, além da comunidade em geral e educadores de nove municípios da região Norte. Em agosto foram iniciadas turmas para os cursos de inglês e libras, para a comunidade. A EFEJ conta com laboratório de informática, biblioteca, sala de estudo, salas de aula climatizadas, e uma equipe qualificada para atender as demandas dos educadores e da comunidade.

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*