Trabalhadores rurais e urbanos participam de curso de formação sindical em Juazeiro-BA

0

 

Dirigentes sindicais, urbanos e rurais das cidades de Juazeiro, Curaçá, Sobradinho e Casa Nova participam desde esta sexta-feira (11), do primeiro dia do Curso Básico de Sindicalismo, promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA). A formação acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Juazeiro e tem por objetivo fortalecer o diálogo entre os trabalhadores e o movimento sindical, além de contribuir para a formação da categoria.

Neste primeiro encontro, os dirigentes participam dos cursos “origem e papel do sindicato e história do movimento sindical” e “as transformações do mundo do trabalho”. A Secretária de Formação da CTB-BA, Inalba Fontenelle, destaca a importância da realização da formação, que reúne diversos seguimentos sindicais da região.

“Esse é um curso de extrema importância, porque acontece justamente em um momento político, em que a gente faz uma trajetória a todos os direitos conquistados, mas ao mesmo tempo, estamos vendo esses mesmos direitos sendo, simplesmente acabados. Precisamos reverter o problema real, que é o sistema que oprime, que retira cada vez mais os nossos direitos e o valor e a compensação do trabalho”, afirmou Fontenelle.

O vereador Agnaldo Meira (PC do B) participou da formação e destacou sobre a luta pela garantia dos direitos conquistados. “Esse curso consiste em uma importante preparação para os trabalhadores e trabalhadoras, na luta em defesa dos direitos conquistados ao longo dos anos, além de garantir a qualificação da categoria”, explicou Meira.

A dirigente sindical do STR de Curaçá, Mara Cunha também esteve presente ao encontro e destacou: “Este é um momento enriquecedor e de fortalecimento para a classe trabalhadora”, disse.

Sindicalismo: O curso básico de sindicalismo consiste em uma realização da CTB-BA, em parceria com os sindicatos urbanos e rurais da região. “O momento requer uma atenção maior para que possamos enfrentar essa luta, já que estamos passando por um momento de dificuldade e arrocho, principalmente para a classe trabalhadora”, pontuou o presidente do STRJ e diretor da CTB, região norte, Emerson José da Silva.

A formação seguirá até hoje (12), com os temas “concepção sindical e política da ‘CTB” e “metodologia para análise de conjuntura”. As atividades terão início a partir das 9h, no Auditório do STRJ.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome