Juazeiro-BA: Instalação de bomba melhora vida de comunidade no Distrito de Pinhões

0

Para melhorar a captação de água no poço da comunidade Lagoa da Pedra dos Grilos, no Distrito de Pinhões, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental/SAAE instalou esta semana uma bomba submersa que em poucas horas enche o reservatório de 10 mil litros.  Na localidade moram 15 famílias e o rebanho de pequeno e grande porte passa dos 1.200 animais.

O interior do município de Juazeiro atravessa umas das piores secas dos últimos anos, entretanto o homem do campo que permanece em suas terras, está sendo atendido pelo Governo Municipal, através do SAAE, com a perfuração de poços e implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água.

Seu José Elias, morador da localidade sabe o quanto é difícil viver sem água. “A última chuva que caiu por aqui foi em 2011. De lá para cá já perdemos parte dos animais e o restante sobrevive graças a este poço e a um barreiro aqui perto, que pela primeira vez está secando. A água do poço, quando tem vento, pelo menos mata a sede dos bichos”, relata.

“O sofrimento aqui era grande antes da chegada da energia. Só tinha água para os bichos se tivesse vento. Agora basta meter o dedo no botão que a água jorra nos canos, logo enche os bebedouros e os animais de toda redondeza vem beber aqui”, festeja o agricultor Antonio dos Santos.

O diretor de Divisão do Interior do SAAE, Marcondes Barros, esclarece que a determinação do diretor da autarquia é de substituir os cata-ventos para minimizar o sofrimento do sertanejo. “Temos uma equipe só para a manutenção dos cata-ventos, mas aos poucos vamos substituindo estes equipamentos por bombas elétricas ou movidas a energia solar”, pontua.

Por Antônio Pedro/Ascom SAAE

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome