Juazeiro-BA: SEDUC Juazeiro intensifica atividades com os alunos da Rede Municipal para a Prova Brasil 2017

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, através da Escola de Formação de Professores de Juazeiro – EFEJ intensificou as atividades para os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal, com o objetivo de prepara-los para a Prova Brasil 2017, que será realizada no período de 23 de outubro a 3 novembro.

Nesta quinta-feira (21), os alunos do 9º ano do Colégio Paulo VI assistiram a palestra ‘O Sentido de Ser Adolescente’, ministrada pela psicopedagoga, Silvana Vaz, da Editora FTD, que teve como objetivo abordar  o projeto de vida de cada um, as dificuldades encontradas na adolescência, entre outros aspectos.  De acordo com a diretora da EFEJ, Cristine Hermenegildo, estão sendo realizadas ao longo do ano, formações continuadas com os professores de Português e Matemática do 5º e 9º ano, além de aulões, simulados e gincanas para a preparação e avaliação dos alunos que farão o exame nacional. “Esta semana entregamos aos coordenadores pedagógicos das escolas, um informativo com proposições para serem desenvolvidas na Rede Municipal, já que estamos na reta final para a realização da Prova Brasil. Os professores estão desenvolvendo várias atividades em sala de aula, e esta palestra no Paulo VI, busca preparar também o emocional desses adolescentes que serão avaliados”,  explicou Cristine. Ela informou que no dia 17 de outubro vai acontecer o ‘Dia D do Simulado’, elaborado pela equipe de formadores da EFEJ e aplicado para todos os alunos da Rede Municipal que farão o exame nacional.

A professora de matemática do Paulo VI, Osmarina da Silva esclareceu que todos os conteúdos da Prova Brasil já são aplicados em sala de aula. “O que fazemos é reforçar o que já faz parte da nossa realidade, mas de forma lúdica e criativa. Nossa missão é garantir que o nosso aluno aprenda, não só para a Prova Brasil, mas para a vida. A partir dos resultados dos simulados, podemos corrigir eventuais deficiências e ajudar o aluno da melhor maneira possível. O tema abordado pela palestrante foi muito interessante, ajudou a trabalhar o emocional deles”, complementou.

“Estou me preparando através das atividades e avaliações que os professores estão fazendo na sala. Minhas notas melhoraram muito, e acredito que vou tirar boas notas em Português e Matemática na Prova Brasil este ano”, afirmou a aluna do 9º ano do Paulo VI, Iandra  Barbosa.

A Escola Maria Franca Pires e a Edualdina Damásio também intensificaram as atividades na preparação dos alunos, com os aulões, gincanas e simulados.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Os estudantes respondem questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura e Matemática, com foco na resolução de problemas. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e informações sobre condições de trabalho. As médias de desempenho nas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*