Projeto Vovô Amigo leva mundo dos contos de fadas para creches municipais de Petrolina-PE

0

A manhã desta segunda-feira (09) foi diferente para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil do bairro José e Maria. A criançada da unidade escolar recebeu um grupo de idosos que interpretou o famoso conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho”. A atividade marcou o início do projeto Vovô Amigo, o qual vai percorrer as creches municipais nos próximos meses, levando o mundo dos contos de fadas sob a ótica de idosos atendidos por projetos sociais da Prefeitura de Petrolina.

A encenação contou com a participação de quatro idosos do Centro de Convivência Vó Pulu. Trajados de Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau e outros personagens, esse grupo conta de forma descontraída a famosa história de conto de fadas. Após a apresentação, numa roda de conversa, é discutido junto com a criançada o aprendizado oferecido pela historinha, reforçando aspectos importantes de convivência como respeito aos mais velhos e honestidade.

A abertura do projeto foi acompanhada pelo prefeito Miguel Coelho e a primeira dama Lara Secchi Coelho, que é coordenadora do Vovô Amigo. Após a interpretação, a coordenadora ressaltou as premissas que o “Vovô Amigo” pretende levar para as creches municipais. “Hoje, cada uma dessas crianças pôde aprender o que há de melhor nessas lições que os contos de fadas trazem. É portanto um projeto que une a experiência e dedicação desses avôs e avós à curiosidade do público infantil“, ressaltou Lara Secchi Coelho.

Outras 35 creches da rede municipal devem receber o projeto sociopedagógico nos próximos meses. A iniciativa também vai atuar nos 10 Centros de Referência de Assistência Social do município.

Saiba Mais – Por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), idosos atendidos no Centro de Atenção à Pessoa Idosa participaram de oficinas com estudantes de psicologia nas quais desenvolveram a leitura em sua dimensão lúdica.

A partir destas oficinas, os idosos desenvolvem o talento para a contação de histórias que serão levadas às crianças de dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e também nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Os idosos não apenas contam histórias como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, como também interpretam os personagens, vestindo inclusive roupas temáticas do mundo do conto de fadas. Dessa forma, a Prefeitura desenvolve um projeto para reintegração social dos idosos e promove a ludicidade no ambiente escolar

Ascom PMP FOTOS: Ivaldo Reges

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome