Dicas para o ENEM: Física é Domingo!-Por Otoniel Gondim

3

 

Caríssimo leitor, caríssimo vestibulando, todos os caríssimos, eis que invado novamente o seu precioso tempo , como diz o gênio da raça Caetano Veloso :  Yá acostunbrastes?,  e venho que venho com dicas para o Enem2017. Sem medo de ser feliz, guarde-as e confira na prova essas profecias de quem há tempos convive sacerdotalmente com vestibulares. Combinado entre Euzinho Gondim e vosmecê? Otonce tá…

Antes que de início , cobro a todos e a mim mesmo, um sincero agradecimento ao PORTAL PRETO NO BRANCO , do competente jornalista e radialista Sibelle Fonseca , por ter acatado tão prestimoso e humanitário projeto. Projeto esse que , após o impacto altamente positivo das Dicas de Redação, entra na reta final com informações, dicas, toques e bizus  das disciplinas Química e  Física. . Um senhor apoio! De parabéns, Adalberto Mariano e Blog.

  • Em tempo pra não perder tempo : Fique de butuca no Blog — As DICAS DE QUÍMICA COMPLETAS, virão a galope num outro texto, a qualquer momento. Pois, pois, num digo é nada se bobear.

Gracias a la vida, siempre…

A disciplina ,  nesse humilde texto,  num é “  moleza de Creuza “  não …  é  FÍÍSIICAA !!!

Uma indaga pra começo de conversa:

Euzinho  — Vosmecê acha que Física é o  bicho- papão do ENEM?

Aluno —  Claro, tá na cara e na prova. Lógico que é.

Euzinho — Pois, Física  não é  esse tal bicho- papão coisíssima nenhuma!

Aluno —  É, sim. E como é!

Euzinho  — Não é não. É muito pior!

Tornou-se corriqueiro vício pôr  às vísceras mentais que a dita-cuja- cuspida disciplina é  algoz, inacessível, inacompanhável e “ pau de dá em doido “.  Quilaro que é um  tipo  de matéria que não se domina  deitado numa rede e escutando axé ou um safadão da vida. Somente a aprende quem tenta com gosto, vontade, sem bloqueios, muita leitura, paciência, consultas e exercícios. A Física, via os gênios Einsteinianos , busca explicar, empírica e experimentalmente, a natureza, os seus fenômenos e as suas transformações. Por isso e mais que isso  deve ser “ linda da mamãe “ lutar para entendê-la. De quebra, ter o privilégios que poucos ostentam de uma melhor compreensão dos  segredos do cosmo e , concomitantemente, do que   nos arrodeia.  Adispois , todo bossalzinho  sair por aí gabola , botando boneco ,e assobiando pros incautos bitolados na mesmice chata do dia a dia sem profundidade a não ser a do fundo do fundo do nada. Tô certo ou tô certo? Obrigado pelo metafísico “ Sim , Senhor ! “.

Partindo disso, trago aos seus botões relevantes informações-ouro , bizus-pérola, dicas-diamante ( Pense,  arrasei nas  hipérboles metafóricas…). De prima ,  saindo quentinho do forno, As Dicas de Física.

 

Primeiramente, amigo dos livros, tire da cachola a besteira slogânica de que quem sabe Matemática, sabe Física. Uma ova! Chega desse inverossímil blá-blá-blá. A Física trata , profundamente, da natureza em todos os seus aspectos fenomenais. Interpreta-os  sob a óptica teórica e a praticidade  investigativa experimental. É a Ciência-Mãe   que põe no colo e nina  todas as demais, inclusive a Filosofia e os Conhecimentos Gerais. Quem tiver a ousadia-curiosa de não ver as coisas ao redor apenas como boi que passa, mas, de analisar o porquê  de tudo que medra e acontece, estará no caminho certo para  sair-se  com merecido vanglorio dessa prova. Acrescentando solidamente a mentalização das Fórmulas , o domínio da Matemática Básica, é só fechar  o leque pondo o raciocínio, que é o que difere o homem, por exemplo, de um jumento, e vai  ter o direito de tomar umas cervas e comemorar depois do exame Enemnísitico de Física !!!

Atencion : Question  E.P.C.. : Essa PCai !

D.D.M. :  Dicas Do Mestre.

Understwood, brother? All rigth.

ASSUNTOS QUE VEM NO ENEM -2017:  Segure a peteca :

 

TERMOLOGIA ( E.P.C. )

 

  • Calorimetria
  1. Gráfico envolvendo quantidades de calor x tempo. Será pedido a potência ou a energia consumida no processo.
  2. Uso das fórmulas de calor sensível e calor latente : Teoria do equilíbrio térmico.
  • Anomalia da água
  • Termodinâmica
  1. Trabalho somente existe caso haja  variação de volume.
  2. Energia interna somente existe caso haja variação na temperatura.
  3. Gráfico PxV. Calcula-se o Trabalho pela área da figura.

Quites com Termologia? Reveja em sua apostila ou livro , esses conteúdos “ batatas quentes”.

ELETRICIDADE

Leitor e vestiba, já tomou um choque elétrico daqueles de trimilicas? Otonce,  se não se ligar eletricamente nessas superdicas de Eletricidade vai sair eletrocutado na prova de Física. Não vai querer isso, vai futuro doutor?

De cara, aviso que Eletricidade é o que mais tem aparecido nas recentes provas . Os carinhas fazedores do Enem parecem padecer de amores platônicos por esse assunto.

Por todos os portantos, após os lunáticos toques, meu dileto estudioso  estufe o peito e diga : Pode vir quente, Eletricidade, que eu tô fervendo!!!

  • ELETROSTÁTICA — Cargas em repouso, na delas, de boa, geram um campo eletrostático. Daí advém :
  1. Força Elétrica . Fórmula: F = KQq/ d2. Note que a Força é inversamente ao produto entre as cargas e inversamente ao quadrado da distância entre as mesmas. Sacou?
  2. Campo Elétrico. Fórmula: E = F.q ou E = KQ/d. Faça a mesma analogia de proporcionalidade. Sacou de novo?

 

  1. Em casos de gráficos, observe os dados e jogue-os, de bandeja, nas fórmulas. Sacou de novo novamente?
  2. Outras fórmulas. Trabalho: T = F.d ou T = KQq/d. Potencial: V= E.d.
  3. Pra não correr risco: Força e Campo Elétrico são grandezas Vetoriais.

Trabalho, Potência e Potencial são grandezas escalares.

 

  • ELETRODINÂMICA ( E. P. C. ) : Cargas ou gases ionizados em movimentos.

 

  1. Corrente Elétrica ( i ) : Movimento ordenado de elétrons no interior de um condutor, provocado por uma diferença de potencial. Beleza?

A corrente ( i ) tem sentido  inverso ao movimento dos elétrons: Um vem , o outro vai ( Assim qui si expilica, sô! ). Tendeu?

Fórmula:  i = q/t. Unidade: A ( Ampéres ). Gráfico de Q x t, a corrente sai que nem caldo de cana… é  somente achar a área da figura. Legal?

 

  1. Resistor ou Resistência ( R ) — Dispositivo introduzido em um condutor para impedir a livre passagem da corrente elétrica, provocando, então, um aquecimento. A isso, damos o bullyng científico ( Dorei…) de Efeito Joule ou Térmico.Os resistores de um circuito elétrico, podem estar em :

 

Série :  Quando são percorridos pelas mesma corrente de origem ( solamente observar direitim no circuito…).Nesse caso, soma-se o valor dos resistores e têm-se a Resistência Equivalente.

 

Paralelo : Quando são percorridos por correntes diferentes da original.As correntes se dividem em caminhos distintos. Nesse caso, soma-se os inversos de cada resistor e têm-se a Resistência Equivalente.

  1. Voltagem ( Vab ), Diferença de Potencial ( ddp ) , Tensão Elétrica ( U ) — Dá tudo no mesmo. Tudo Chico e Francisco. Têm a função de parir a corrente elétrica.

Somente há Corrente Elétrica se tivermos  uma diferença de potencial ( Va e Vb diferentes.) .

Lembrete: A corrente escapa do maior potencial rumo ao de menor.  Porém,  tem sentido inverso  ao movimento dos elétrons.

Fórmula : U = Ri  Unidade: VOLT ( V ).

 

  1. POTÊNCIA ELÉTRICA — É a relação entre o Trabalho e Porém, apresenta-se, de forma exclusiva em várias fórmulas- análises de  circuitos elétricos.

Unidade: Watt ( w ).  Bom saber: 1kw = 1000w

Fórmulas : P = T/t  , P = Ui  ,  P = Ri2  ,  P = U2/R .

Não perca tempo e se mande agorinha  corra em busca de  questões com  Circuitos Elétricos, para corroborar mais as dicas.

 

Obs.: Geradores, Receptores , Capacitores e Eletromagnetismo … observar as questões das provas Enem-2015 r 2016. Vêm quase iguais.

 

ONDAS

È tudo o que pode perturbar um meio. Tipo acender a luz clareando um quarto, jogar uma pedrinha  em um lago, brincar de corda ,  Soltar um estridente e justo grito  “ FORA TEMER !!! ”.

Saindo da seriedade da Física:  Quando se diz a um chato “ deixe de onda, cara!, “ Vá tirar onda com a Sra. Sua …” ou balança a bunda cantando  “ Tá tirando onda, tá tirando ondinha”…está perfeitamente em sintonia coloquial do conceito de  onda.

Na Física vestibulística, temos dois tipos de ondas: Ondas Sonoras e Ondas Eletromagnéticas.

Ondas Eletromagnéticas: Formadas do agrupamento de campos magnéticos com campos elétricos. Exs.: Luz,  Radiações várias.

As cores monocromáticas se diferenciam uma das outras pela frequência e, concomitantemente ( Adoro palavreado esdrúxulo, pai! ) , velocidades distintas. Relevante saber que o Arco-íris ( esse mesmo de dar água na boca quando surge.) traz as sete cores monocromáticas e se fundamentam no fenômeno da DISPERSÃO LUMINOSA. Folclore: Se passar pro outro lado dele, muda de sexo ou encontra uma botija. Qual escolha quereria querer, amigo? Rsrsrsrsrsr…

As ondas sonoras são oriundas de choques materiais. Das  nossas cordas vocais até os estrondosos trovões que Juazeiro não escuta há séculos.  Doidin pra saber o que vem agora, né perguntador  ?   Tome o que cai direto :

FENÔMENOS SONOROS ( E. P. C. )

— Frequência : Diz respeito a som Grave ( Menor frequência. Voz de Nelson Gonçalves. ) e som agudo ( Maior frequência. Linda  voz de Gal Costa.)

— Batimento. Encontro apaixonado de dois sons de frequências muito próximas.

— Intensidade Sonora: Som alto e som fraco. Quando se ouve o grito: Ei minino, alteie a música das Poderosas! É intensidade péssima de gosto musical.

— Ressonância: Som tão forte que faz vibrar corpos próximos a ele. Exs. : Gritos capazes de vibrar um copo de vidro e o quebrá-lo. Quando Targino Gondim passar com o seu trio no próximo carnaval de Juazeiro, se Paulo Bomfim não o sacanear, você vai dançar forró só pelo chão tremendo de bom.

— Timbre: Ligado ao dom de uma pessoa diferenciar sons iguais em instrumentos diferentes, tudo  ao mesmo tempo. O  nosso João Gilberto é um gênio timbroso. E tinhoso, tomém.

— Refração Sonora : Sons que ultrapassam barreiras atingindo outro lado. Fofoqueira  vizinha ( Conheço um bocado dessas… ) escutando  atrás da parede é um devaneio exemplo disso. Não acha?

— Reflexão Sonora: O som emitido encontra algo e retorna, tais como, Eco numa caverna , Reverberação em estúdios.

— Efeito-Doppler:  Desse não falo. Falo nada. Caiu dois anos seguidos. Tá repreendido!

— Para dizer que não falei de flores : A velocidade do som é maior em meios sólidos…depois em meios líquidos…e depois em meios gasosos. Xerocou isso? Belê.

Fórmula : V = Y.F ( Velocidade de uma onda é igual a uma Lambida Fresca. ). Seu danadinho… Busque exemplos de gráficos sobre essa fórmula.

DINÂMICA

A mais importante vertente da Física-Enem. Dela deriva , praticamente, todos os outros segmentos. Foco total, né não amigo?

Bom sacar bem os conceitos, gráficos e fórmulas da Cinemática . Especialmente, Lançamentos de projéteis, Queda Livre e gráficos com parábolas. Queça, viu, e vai ver só.

  • LEIS DE NEWTON ( E.P.C.) : Delas são paridas os conceitos básicos da Dinâmica. São elas:
  • Lei da Inércia : “ Uma vez em inércia…tende a continuar em inércia” . Tanto faz como tanto fezes um corpo está em repouso ( V=0), como ter MRU ( V=constante). Ou seja, em ambos os casos, a Força Resultante aplicada ao corpo é NULA.
  • Princípio( Ou Lei) Fundamental da Dinâmica : Fórmula: F = m.a. Aceleração e força são diretamente proporcionais.

Dessa deusa Lei derivam-se questões certas no Enem que abordarão: Tração, Plano Inclinado, Roldanas, Atrito, Resistência do ar.

  • Lei da Ação e Reação : “ A toda força de ação corresponde uma força de reação, que tem o mesmo módulo, a mesma direção e sentidos contrários. “.  Se ligue :  O par Ação-Reação não se anulam, pois, situam-se em corpos diferentes.

Relembre acima : TRABALHO E POTÊNCIA. Ok?

 

  • ENERGIA (E.P.C. ) : Tudo que produz Trabalho. Tipos na Dinâmica:

Energia Cinética ; Basta ter velocidade e prontinho da silva. Fórmula : E =mc2/2.

Energia Potencial : Basta ter altura e prontinho de sousa.

Fórmula : E=m.g.h.

Energia Potencial Elástica : Basta ter mola ou elástico e prontinho da silva e sousa.

Obs.: A questão-Enem deve cobrar uma transformação de uma modalidade de energia em outra. Para isso, veja exemplos que envolvem Energia  Potencial e e Energia Cinética com dissipação de energia .

Obs.: O Enem costuma relacionar energias diversas , e as suas fontes, tais como, nuclear, eólica, hidrelétricas solar, termelétrica. Fique atento com as figuras da questão.

 

  • GRAVITAÇÃO UNIVERSAL : Corra atrás de exemplos com a Lei da Gravitação e cálculo de aceleração da gravidade de um planeta fictício. Fórmula : F= GMm/d2 e a=GM/d2.

As Leis de Kepler no que se refere às posições : Afélio e Periélio. E períodos.

  • CHOQUES MECÂNICOS ( E.P.C.) : Elásticos e Inelásticos. Impulso e Conservação de Movimentos.

 

ÓPTICA ( E.P.C. )

Estuda os fenômenos luminosos.

Fenômenos : Propagação Retilínea da Luz, Reversibilidade, Independência dos Raios Luminosos.

Refração : Lei de Snell-Descartes. Relação teórica entre velocidade, índice de refração e ângulo de refração. Lâminas de faces paralelas.

Fórmulas : N1.V1 = N2.V2 e N = c/V.

Reflexão : Espelhos Planos e , principalmente, Côncavos e Convexos.

Raios Notáveis .Equação de Gauss e Aumento Linear.

Fórmulas :  1/F = 1/P + 1/Q   ;  A = F/F– P   ;  A = i/o . A = -Q/P.

 

Lentes : Tipos e problemas. Paea facilitar resoluções de problemas com com uso de fórmulas, basta fazer umaanalogia com os preceitos e as  fórmulas de Espelho Esféricos. Aí, é só correr pro abraço.

Atenção para : Dispersão Luminosa ( Arco-íris). Miragem. Luz Branca.

Reveja com cuidado os D.D.M.  e as questões E.P.C.  estampadas com muito afeto e humanismo nesse simplório texto e no digno espaço de Sibelle Fonseca  –  Portal Preto no Branco.   E na hora H , aquela da onça beber água, ler com o máximo de atenção e concentração cada questão. Raciocinar, resolver, apertar na alternativa correta e confirmar o voto. Combinado que fará isso?  Sim? Ah, que bom.

Pronto,  futuro diplomado. Respire fundo. Merece.

No mais, o convido a abrir páginas de livros e apostilas sobre os assuntos-tampas  que mencionei a fim de aprimorar mais e mais o seu intuito de ficar careca  ou raspar a sobrancelha ( Ainda tem disso? ) , após o resultado do Enem-vestibular 2017..

Amigo vestibulando :

Agora , com esperança e fé , cantarole em alto e bom tom aquela  valsinha da vitória que Euzinho Gondim criei , especialmente e com muito carinho , para vosmecê :

“ Papai, Mamãe …

Que alegria nem é bom falar

Quá, quá, quá, quá, quá

Passei no vestibular

Não adianta chutar o A, nem chutar o B, nem chutar o C

Pois, o negócio é estudar sim senhor

Eu quero é ser doutor

Papai,  Mamãe …”

 

Fui … ficando,  coladinho  com  o  Portal Preto no Branco,  bem feliz na torcida.

 

Otoniel Gondim — Professor, Escritor e Compositor.

 

3 COMENTÁRIOS

  1. É.OTONIEL GONDIM PROMETEU E CUMPRIU, EMBORA FALTE AS DICAS DE QUÍMICA. VALEU POR TUDO ISSO ESTÁ SENDO MUITO IMPORTANTE.PARABÉNS AO BLOG E OTONIEL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome