SEDUC e UNEB realizam encontro sobre a Base Nacional Comum Curricular em Juazeiro

0

A Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro – SEDUC, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB realizaram nesta segunda-feira (06), um encontro para discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. O encontro aconteceu na Escola de Formação de Educadores de Juazeiro – EFEJ, e reuniu a equipe técnica da SEDUC.

“Essa discussão que estamos tendo hoje é para contribuir e favorecer as adequações a BNCC no seguimento da Educação Básica, e a parceria com a Universidade é muito importante. Toda a Rede de Ensino no Brasil, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, vão precisar fazer suas adequações a esse documento, que será obrigatório. A proposta curricular da Rede Municipal de Juazeiro é muito boa, vai precisar apenas melhorar alguns pontos”, avaliou o professor da UNEB, Flávio Soares.

A diretora da EFEJ, Cristine Hermenegildo evidenciou a importância do encontro. “A  BNCC será homologada em breve, e todos nós devemos pensar que caminho a nossa educação deve tomar. Neste sentido, resolvemos promover este encontro para fomentar as discussões com a UNEB em torno deste documento que é tão importante e fará a diferença tanto dentro, quanto fora das salas de aula”, explicou. O documento que irá nortear os direitos de aprendizagem de todos os alunos, matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, encontra-se em análise pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Base Nacional

Prevista na Lei de Diretrizes e Bases (1996) e no Plano Nacional de Educação (2014), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira. Desde 2015, foram produzidas três versões do documento, que contaram com a participação de diversos especialistas, um processo de mobilização nacional liderado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 12 milhões de contribuições da sociedade civil, especialmente de educadores, em consultas públicas.

A parte da BNCC referente à Educação Infantil e Ensino Fundamental está desde abril de 2017 com o Conselho Nacional de Educação (CNE), que por sua vez está analisando o documento e submetendo-o a novas consultas. O CNE produzirá um parecer e um projeto de resolução que serão encaminhados Ministério da Educação (MEC) para homologação, que esta prevista para ser realizada ainda este ano.

Ascom SEduc/ Emanuelle Lustosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome