Governo define comercialização na prainha durante obras do Parque Fluvial

0

Em reunião ocorrida nesta terça-feira, 07, entre a prefeitura de Juazeiro, Associação dos Barraqueiros da Prainha e Federação Municipal das Associações de Moradores e Entidades afins, ficou definido que a remoção das barracas existentes na ‘Prainha da Marinha’ – área onde acontece as obras do Parque Fluvial, será iniciada no dia 13 de novembro. A partir do próximo dia 18 até a conclusão das obras, o funcionamento será somente aos sábados e domingos nos seguintes horários: sábado das 12h às 18h e aos domingos das 8h às 18h, usando somente estrutura móvel.

“Essa é uma medida adotada como forma de segurança para toda a população juazeirense, pois o andamento da obra não permite fluxo de pessoas. Entendemos que os barraqueiros tiram seu sustento do comércio que realizam aqui e através do dialogo, chegamos ao consenso do funcionamento num horário em que não haverá obras. Essa é uma gestão democrática, o prefeito Paulo Bomfim sempre tem nos orientado a buscar ouvir todos os lados e é isso que estamos fazendo”, observou o titular da pasta de obras, Anderson Alves.

Eva Gomes que trabalha como barraqueira há mais de 30 anos, acredita que a revitalização da área vai melhorar economicamente seu comércio. “Esse período de obras será de dificuldades, mas sabemos que é em prol de uma estrutura melhor para o nosso trabalho, com mais conforto para os nossos clientes, condições de higiene, sem contar na maravilha que vai ficar toda a orla e a margem do nosso Rio São Francisco”, declarou emocionada Dona Eva.

Dentro do projeto só será possível comercializar na área os barraqueiros que estiverem cadastrados. “Quando a prefeitura iniciou o projeto do Parque Fluvial foi feito um cadastramento dos barraqueiros existentes na área à época, no ano de 2013, inclusive tivemos a colaboração da Federação das Associações, e esses barraqueiros é que terão o direito aos novos quiosques. Toda a fiscalização e o ordenamento desse funcionamento será feito pela equipe da SEMAURB”, esclarece Vilmar Ferreira.

“O município tem mantido o dialogo com a Associação, buscando sempre o melhor para ambos os lados. Sabemos que esse período de obra é mais complicado para o nosso comércio, mas vamos trabalhando com os associados, contando com o apoio da Federação das Associações que tem nos apoiado”, destaca Edmilson Silva, vice-presidente da Associação dos barraqueiros.

Participaram também da reunião os secretários de Governo, Cleriston Andrade; de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Agenor Souza e o presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores e Entidades afins, Francisco Odécio, o popular Chico Bito.

Parque Fluvial – A intervenção vai promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial do trecho entre o muro da Marinha e o Angari. Estão previstas a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de Cooper e ciclofaixas em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, estruturação e ordenamento do mirante e criação de uma praça e atracadouro náutico para os caiaques, reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário, as barracas que hoje ficam próximo a Marinha, serão retiradas da margem do rio por questões ambientais e ordenadas e padronizadas na área da calçada, em resumo Juazeiro terá uma nova área de lazer, um novo cartão postal para suas famílias.

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome