Secretário Jaques Wagner inicia missão na China nesta sexta-feira

0

           

A prospecção e a atração de novos investimentos são os principais objetivos da missão do secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, que começa nesta sexta-feira (10/11) em Xiamen, na China. A extração e beneficiamento de rochas ornamentais será o ponto principal da apresentação para três empresas do setor mineral.

            A Bahia é o 3º produtor brasileiro de rochas ornamentais em valor, que pela diversidade em textura e padrões cromáticos têm excelente aceitação nos mercados nacional e internacional, contribuindo para manter a participação do país entre os dez maiores produtores mundiais desse tipo de bem mineral.

            “Nosso estado possui grandes jazidas de rochas ornamentais, instalações e know-how adequados para lavra desse bem mineral e instalações de unidades de beneficiamento. Além de agregar valor à cadeia, um investimento como esse gera empregos e renda para os baianos”, afirma Wagner.

            De acordo com o superintendente de Promoção do Investimento da SDE, Paulo Guimarães, que acompanha o secretário na viagem, a Bahia dispõe de duas áreas privilegiadas para abrigar um polo graniteiro e verticalizar a cadeia produtiva de rochas ornamentais.

            “Ilhéus e Vitória da Conquista, regiões Sul e Sudoeste do estado, concentram mais de 70% do volume dos granitos baianos produzidos. Além de manter o bem mineral no estado, a logística também seria otimizada, já que a distância das pedreiras até esses dois municípios é muito menor que o percurso rodoviário para Vitória e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, principais centros consumidores das rochas ornamentais baianas”, diz Guimarães.

 

Tecnologia

            Na cidade de Hangzhou, será a vez de visitar uma empresa chinesa de sistema, controle e monitoramento de segurança. “Vamos atender a um convite da empresa que quer nos apresentar um moderno sistema de segurança, ao mesmo tempo em que vamos aproveitar a oportunidade mostrar o que a Bahia tem a oferecer a uma empresa que tenha interesse em se instalar no estado”, afirma o secretário Jaques Wagner.

 

Energia Renovável

            A missão será finalizada em Milão, na Itália. A primeira visita será na Fimer, empresa com duas divisões, uma em soldagem que combina tecnologia e design para fazer máquinas inovadoras, universalmente reconhecidos por sua alta qualidade. A outra divisão é voltada para o mercado fotovoltaico, com desenvolvimento de um sistema mais eficiente para produção de energia.

            A segunda visita será à Zucchetti Centro Sistemi, empresa de software e tem como missão criar produtos inovadores, eficientes e competitivos, responsável pela produção do ZCS Azzurro, um inversor fotovoltaico de última geração que promete eficiência operacional e economia de energia.

            “A Bahia é líder em investimentos na geração de energia fotovoltaica, então tudo voltado a este assunto nos interessa. Trabalhamos em ritmo acelerado na atração de investimentos. Eu e o secretário viemos prospectar nesta missão e esperamos ser portadores de boas notícias e excelentes investimentos”, finaliza Paulo Guimarães. Wagner retorna ao Brasil em 15 de novembro.

Ascom | SDE       

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome