Artista baiano de destaque internacional mostra a arte da fé, neste domingo (19), em Salvador

0

No próximo domingo, dia 19, Salvador vai conhecer o trabalho artístico internacional que transforma tintas derramadas em belos orixás. Trata-se da exposição “Universo dos ORIXÁS”, do artista catuense Ed Ribeiro. Ele iniciou sua arte aos 52 anos e criou a técnica de derramamento de tintas, método que trouxe destaque às suas obras, consideradas verdadeiros tesouros, expostos em galerias pelo mundo.

Gratuita, a exposição “Universo dos ORIXÁS” sai do espaço tradicional das galerias e acontece na Praça Engenheiro Carlos Batalha, no Rio Vermelho, às 19h. “Minha exposição vai acontecer na praça mais linda do Brasil, que traz muita energia, principal elemento do meu trabalho. Desejo que essa iniciativa abra caminhos para outros colegas democratizarem a arte. Será o povo dentro de um padrão ar de exposição, que não está restrita a galerias”, diz.

Na oportunidade, Ed Ribeiro também lançará a autobiografia “A Vida com Dendê”. O cineasta Neville D’Almeida assina a curadoria do vernissage.  “Teremos uma mostra expressiva, com pinturas que retratam o mundo mágico e misterioso do candomblé”, antecipou o curador Neville D’Almeida.

A exposição, que agora chega a capital baiana, passou pela Europa, em agosto e setembro deste ano. Ed Ribeiro participou de exposição em Londres, na Embaixada Brasileira, dentro da “Semana da Arte Brasileira” e também mostrou seu trabalho em Portugal e na Suíça.

Sobre Ed Ribeiro

Autor de telas que retratam orixás e outras formas abstratas, o baiano, nascido em Catu, utiliza a técnica que dispensa pincéis, espátulas ou qualquer outro tipo de ferramenta. A partir do derramamento de tintas diretamente nas telas, Ed consegue obter belíssimas composições. Seus quadros são disputados por vários colecionadores no Brasil e na Europa.

Sua obra dá traz grande contribuição, por expor, com profundidade, toda a ligação da religião. É arte com a sensibilidade do povo. Para Ed, a melhor paisagem da Bahia é o seu povo. Nela, e em nenhum outro lugar, o povo tem a alma colorida e visível. Povo de fé, crença e esperança está presente no trabalho de Ed.

Artista plástico contemporâneo, Ed Ribeiro vem conquistando reconhecimento e premiações, como medalhas de ouro no MAM, em 2008, e da Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 2009. Ed realizou exposições na sede da ONU. Foi laureado pela Academia de Artes de Paris, teve suas obras expostas no museu do Louvre e na galeria Everarts.

Serviço

Exposição “Universo dos ORIXÁS” e lançamento da autobiografia “A Vida com Dendê”.

Artista plástico: Ed Riberio

Data: 19.11 – domingo

Horário: 19h

Local: Praça Engenheiro Carlos Batalha

Gratuito

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome