Secretária da Saúde de Juazeiro reúne representações sindicais para discutir PMAQ

0

 

A secretária da Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, e a equipe de superintendentes e diretores da Secretaria, realizou uma reunião com representações sindicais, para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira (14), no auditório do Centro de Saúde III, no bairro Angari.

De acordo com a secretária, o momento foi pensado para esclarecer todas as dúvidas sobre o incentivo financeiro recebido pelo programa. “Esse é um incentivo do Ministério da Saúde, que visa garantir um padrão de qualidade equivalente em âmbito nacional. Para isso, são realizadas avaliações, que dependem dos indicadores e, de uma autoavaliação dos profissionais e de uma avaliação externa”, explica. A secretária também informa que em Juazeiro, a lei municipal nº 2.535/2015 determina que 50% do recurso recebido deve ser divido entre os profissionais de cada equipe, e a outra metade destinada aos investimentos da gestão.

“Neste ano, 57 equipes de saúde passaram por avaliação externa, com a previsão de certificação para janeiro. Nosso objetivo foi explicar as mudanças que ocorreram neste ciclo, esclarecer dúvidas e ser
transparente com relação ao pagamento”, informou Fabíola Ribeiro.

Para a representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb), Pollyanna Evangelista, a iniciativa foi esclarecedora. “É uma iniciativa muito bem vista, porque o programa gera muitos questionamentos por parte dos profissionais. Ficou tudo muito claro e pudemos tirar todas as nossas dúvidas”, afirma.

“Esperamos trazer bons frutos dessa reunião, de forma que o servidor que está na ponta possa ter conhecimento de tudo que aconteceu aqui nessa assembléia”, disse o diretor financeiro do Sindicato dos
Trabalhadores da Saúde (Sintrab-Saúde), Ronivaldo Ferreira.

Participaram do encontro representantes do Seeb, do Sintrab-Saúde, do Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro (Sinserp) e do Sindicato dos Trabalhadores Agentes de Saude e Endemias de Juazeiro (Sintase).

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome