Juazeiro realiza I edição da Marcha do Povo Negro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza na próxima segunda-feira (20) a I Marcha do Povo Negro de Juazeiro. O evento realizado em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) está dentro da programação do Novembro Negro, que este ano tem como tema “Respeita as pretas” e celebra o Dia da Consciência Negra.

A Marcha, que tem o apoio de diversas entidades representativas da população negra, universidades, sindicatos e associações, terá concentração na Praça Dedé Caxias, a partir 15h e animação do grupo Quidé Falaê. O cortejo segue pela Adolfo Viana, orla, encerrando-se na Praça Santiago Maior com o desfile de modelos negros e negras.  

A diretora da Diversidade, Luana Rodrigues lembra a importância de festejar o Novembro Negro e o Dia da Consciência Negra. “Celebrar o Novembro Negro é fundamental e representa a valorização da luta do povo negro que constrói nossa história diariamente. É um momento de reflexão pelo tempo que estamos passando de perda de direitos e também de lembrarmos heróis negros como Zumbi, como Dandara que fazem parte de nossa História, do processo valorização da raça e do enfrentamento ao racismo, que infelizmente, ainda faz parte da vida do povo negro”, ressaltou.

As ações voltadas ao Novembro Negro acontecem em Juazeiro desde 2013 a partir de um calendário com diversas atividades que buscam fortalecer a identidade do Povo Negro, combatendo o racismo e a intolerância religiosa dando visibilidade também às ações dos povos de terreiro da cidade.

Por Fabiana Diniz/SEDES

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*