Queima da cana pela Agrovale: Empresa anuncia compra de equipamento e petição pública circula pela internet

0

Depois das constantes queimas da cana pela empresa Agrovale, que desde o mês de maio vem sendo alvo de reclamações da população de Juazeiro e Petrolina, incomodada pela fumaça e fuligem que se espalham por diversos bairros das duas cidades, foi criado o movimento “Pelo Fim da Queima Indevida de Cana pela Agrovale”.

O movimento popular lançou  uma petição pública na internet, com o objetivo de mobilizar as comunidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e arrecadar assinaturas para um documento que será enviado ao Ministério Publico Federal.

O movimento protesta contra a queima descontrolada pela empresa, situação que se tornou recorrente e que tem atingindo, principalmente, as comunidades que ficam mais próximas, como por exemplo,o  Residencial Juazeiro I, II E II, no bairro Itaberaba.

É grande também a indignação em relação aos órgãos ambientais e a agroindústria que não adotam providências e nem estabelecem um diálogo com a população afetada.

O texto de convocação da petição pública fala em crime ambiental e também contra à saúde pública ” Petrolina/PE e Juazeiro/BA estão infestadas de bagaços de cana de açúcar queimada nos canaviais da empresa AGROVALE em Juazeiro/BA. Muitas pessoas reclamam da sujeira nas residências, automóveis, além de crises para os alérgicos.
Vale ressaltar que este tipo de queimada é CRIME!”

O movimento congrega representações e entidades da sociedade civil organizada e para aderir ao movimento é necessário acessar a petição através do site http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR76570

Nesta sexta-feira (18) a empresa Agrovale divulgou nota informando que adquiriu um equipamento para reduzir a queima da palha da cana.

Veja nota na íntegra:

Uma máquina com a capacidade de produção diária de 150 fardos e recolhimento nos campos de 18 toneladas de palha de cana-de-açúcar. Este foi o equipamento adquirido pela Agrovale visando a redução da queima da palha e a incidência de fuligem nas cidades de Juazeiro – BA e Petrolina – PE.

De acordo com o gerente responsável pela mecanização e colheita da empresa, Augusto César, a máquina enfardadora foi testada e aprovada na última terça-feira (14), pelos excelentes resultados obtidos durante o recolhimento da palha em diversas áreas de produção. “Com a aquisição desta máquina e de mais uma outra unidade, que será adquirida até abril de 2018, pretendemos reduzir consideravelmente a queima da palha em nossos canaviais”.

Com o uso das máquinas, além de reduzir a queima, a Agrovale também vai solucionar um problema agronômico, que é o desenvolvimento de pragas e ineficiência de diversos tratos culturais em função da presença de palha no solo.

Augusto Cesar também lembrou que a palha tem um alto potencial energético. “Uma tonelada de palha é capaz de gerar um megawatt de energia, quase o dobro do poder calorífico do bagaço da cana. Com isso também estaremos atendendo nossa produção de bioeletricidade e fornecendo ração animal para melhoramento dos rebanhos da região”, garantiu”.

 

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome