Projeto Tricotando será realizado a partir desta sexta-feira (24) em Juazeiro e Petrolina

0

 

Com o objetivo de dialogar sobre a elaboração de ações coletivas para o desenvolvimento da cena artística da região, o Coletivo Trippé irá realizar a 6ª edição do projeto Tricotando. Com o tema “Potências de Bando”, o evento irá ocorrer entre os dias 24 e 26 de novembro, em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A programação conta com mini-residência, palestra, performance, espetáculo, diálogos e videoconferência.

Durante o evento, serão realizadas ações em parceria com diversos artistas. Nesta sexta-feira (24), a programação é gratuita e acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. Será realizada a mini-residência do Projeto Trânsitos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), das 15h às 18h. Em seguida, às 19h, Jacson do Espírito Santo da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) irá ministrar a palestra “Políticas Públicas para Dança”.

Com o intuito de ocupar espaços na cidade, neste sábado (25), o Projeto Trânsitos irá realizar uma performance nas ruas do centro de Juazeiro, às 9h. Ainda no mesmo dia, o Coletivo Trippé irá apresentar duas sessões do espetáculo “Janelas para Navegar Mundos”, uma às 16h e outra às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto. Para aprofundar as reflexões sobre o tema desta edição, às 20h, irá acontecer um Diálogo sobre “Criação Colaborativa” com o professor da Escola de Dança da UFBA Lucas Valentim.

O encerramento será realizado no espaço Cubículo, em Petrolina, com o segundo Diálogo “A Dança como Lugar de Resistência”, às 15h. Logo após, a videoconferência “Escuta da Dança” (Secult-PE), às 16h. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no coletivotrippe.blogspot.com e nofacebook.com/coletivotrippe.

O coordenador do projeto, Adriano Alves, explica que o Tricotando foi idealizado com intuito de gerar discussões sobre arte e abrir espaços para que grupos artísticos se encontrem. “Esse é um projeto de encontro. O foco está nas conversas, onde geramos conhecimento sobre a produção artística e pensamos juntos como que a cena da região pode avançar”, pontuou.

O tricontando é realizado pelo Coletivo Trippé com produção da PIPA Produções, em parceria com grupos da região e convidados. Também conta com o apoio do Studio Cintia Melo de Pilates, da Virabólica Comunicação, da CT Produções Artísticas e da Abajur Soluções.

Sinopse do projeto:

Nas rodas de bordadeiras, a conversa se estende junto com as linhas. Aqueles movimentos de mãos e de ideias deram uma outra conotação para a palavra tricotar. No nosso movimento, de cena, percebemos que precisamos alimentar espaços de pensamento, espaços de diálogo. Chegando em sua sexta edição, o Tricotando é um projeto para pensar nosso lugar de artista, estabelecer conexões e desafiar lógicas engessadas.

Argumento da edição:

Bando segundo o dicionário quer dizer “ajuntamento de pessoas ou de animais” ou ainda “os integrantes de um partido ou facção”. Acreditamos nas potências que emergem quando estamos juntos e nas ações coletivas. Por isso, pensamos mais uma edição de um projeto pensado para dialogar, nessa edição que traz como pretexto as “potências de bando”, afim de falar da construção colaborativa nas artes e também na intenção de pensar sobre a articulação dos fazedores dessa cena entre si. De todos os lados, forças querem desarticular qualquer espaço de seres pensantes, então precisamos estar em BANDO para esses confrontos, pensar junto e articular ações.

Ficha técnica do projeto:

Coordenação: Adriano Alves. Coordenação de produção: Nilzete Miranda. Equipe de produção: Julia Gondim, Karen Lima, Rafinha Brito, Regiane Nascimento e Wagner Damasceno. Técnica: Carlos Tiago Alves Novais. Ilustração: Rafael Sisant. Programação Visual e Assessoria de imprensa: Virabólica Comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome