Moradores do bairro Maringá recebem pela terceira vez a Caravana da Saúde

0

(foto: divulgação)

Prestes a completar dois anos, a Caravana da Saúde, programa da Prefeitura de Juazeiro, retornou neste dia 6 de dezembro (quarta-feira), pela terceira vez, à Unidade de Saúde do bairro Maringá. Durante toda a manhã, especialistas atenderam aos usuários, já agendados pela Equipe de Saúde da Família. O número de atendimentos na Caravana nesse período já ultrapassou os 25 mil atendimentos, entre a sede e o interior do município.

“Durante todo esse ano levamos atendimento especializado a todas as unidades de saúde. Isso é um ganho enorme para esses pacientes que muitas vezes precisam se deslocar para as unidades de referência da rede onde estão as especialidades. Então, tendo esse serviço no posto do seu bairro facilita para que esse usuário cuide melhor da sua saúde. A Caravana oferta exames laboratoriais, além de médicos especialistas. Outro ganho com esse programa é a oportunidade de fazer um trabalho de educação em saúde, com orientações sobre a alimentação correta, sobre hábitos saudáveis, prevenção de doenças. Então esse programa tem um retorno muito positivo para a população”, explicou a médica e vice-prefeita do município, Dulce Ribeiro.

Aos 62 anos, o comerciante Joel Cirino Ramos foi um dos mais de 20 pacientes atendidos pelo cardiologista. “Minha esposa veio para o atendimento com o dentista e agendou para mim essa consulta. É a minha primeira vez na Caravana e graças a Deus o atendimento está bom. Agora é aguardar e saber se tudo está bem. Eu acho que sim, não sinto nada”, conversou sorridente o usuário.

(foto: divulgação)

O servente Josenaldo Germano de Oliveira de 40 anos foi até a unidade para fazer o eletrocardiograma. “Já tinha até procurado uma clínica particular para fazer esse exame, mas é muito caro. Graças a Deus consegui o atendimento aqui no posto e agora vou passar pelo médico e saber do resultado. O atendimento está muito bom”, disse Josenaldo.

Guilherme Martins é Agente Comunitário no bairro e destaca a importância do programa para as comunidades. “A Caravana possibilita a diminuição das guias que existem nas unidades, especificamente aqui na comunidade da Maringá, sendo essa a terceira vez foi muito importante, e tem trazido bons resultados no acompanhamento da saúde dos moradores que nos procuram”.

Quem também participou dessa 95ª edição da Caravana da Saúde foi a equipe do NEPS (Núcleo de Educação e Promoção à Saúde) que neste mês do dezembro vermelho está intensificando as atividades educativas nas unidades, com orientações sobre o sexo seguro, o uso do preservativo, entre outras orientações importantes.

A edição da próxima semana será no interior, contemplando os moradores da comunidade de Maniçoba II.

Ascom/PMJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome