Comerciantes do Mercado Joca de Souza recebem orientação da equipe de endemias no combate à dengue

0

(foto: divulgação)

A equipe de endemias da Secretaria de Saúde de Juazeiro esteve na manhã desta sexta-feira (08), no Mercado Joca Oliveira realizando uma campanha de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti. O grupo passou por cada banca do mercado fazendo panfletagem e orientando a população quanto aos cuidados para não ter criadouros em casa, além de explicar sobre as doenças que ele pode transmitir: dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Marinalda Pires trabalha há 10 anos como agente de endemias e destacou a importância da ação para feiras e mercados de Juazeiro. “Essas ações são educativas e têm o objetivo de prevenir e controlar as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Foi um momento de conversar com os permissionários e explicar como evitar a proliferação do mosquito no Mercado Joca. Contamos com todos os permissionários e feirantes no combate à dengue”, disse Marinalda.

Dona Rosinalda Maria da Silva que comercializa verduras e legumes no Mercado Joca de Souza há mais de 20 anos recebeu o panfleto informativo e tirou suas dúvidas no combate ao mosquito Aedes. “Foi importante esse tipo de ação aqui em nosso mercado. A AMA está de parabéns pela iniciativa junto com a Secretaria de Saúde. Muita gente não sabe ainda como evitar o mosquito da dengue e aproveitei o momento para tirar minhas dúvidas e levar também essa orientação para minha casa e aos meus vizinhos”, disse a permissionária.

“Agradecemos a parceria com a Secretaria de Saúde de levarmos uma ação de tamanha importância para o Mercado Joca de Souza Oliveira e nosso objetivo é estender para todos os mercados e feiras de Juazeiro. É essencial que todos façam a sua parte e solicitamos que fiquem atentos com seus ambientes de trabalho e em sua residência. Destaco ainda a importância do trabalho dos agentes e peço que as pessoas não recusem a visita destes profissionais, pois eles são treinados para detectar possíveis focos do mosquito”, concluiu o Diretor Executivo da AMA, Mitonho Vargas.

Ainda dentro da ação no Mercado, os comerciantes encerram as vendas mais cedo para que, a partir das 17h o carro do fumacê possa circular nas ruas próximas ao mercado. Medidas simples podem fazer a diferença na luta contra a dengue, como evitar o acúmulo de água parada em recipientes, incluindo garrafa pet, lata, vasos de planta ou pneus.

Daniela Duarte/AMA

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome