Juazeiro registra precipitação abaixo de 200mm e teve temperatura média de 33º em 2017

(foto: Odair Oliveira)

O Laboratório de Metereologia da Universidade do Vale do São Francisco (LabMet) divulgou o levantamento referente aos dados climáticos diários de Juazeiro. Os números são de acordo com as estações meteorológicas da Univasf na cidade.

De acordo com os dados, fevereiro foi o mês que registrou o maior índice de precipitações de chuva, foram 40,5mm, ante 39,0mm em abril e 36,4mm em março. Em janeiro e entre maio e outubro de 2017, foram registrados os números mais baixos, com precipitação entre 0 e 5,3mm.

Ainda segundo o LabMet, choveu 172,33mm em Juazeiro no ano de 2017. Dos 365 dias do ano, a cidade teve apenas 26 dias de chuva.

O levantamento traz ainda a temperatura do ar em Juazeiro no referido ano. O mês de julho foi o único em que a temperatura não ultrapassou os 30 graus Celsius, registrando uma média mensal de 28,4º. Janeiro foi o mês mais quente com 35,6º, seguindo de novembro (34,9º), março (34,8º) e fevereiro e dezembro com 34,7º.

Em média, 2017 fechou com uma temperatura média de 33º Celsius. A temperatura mais quente do ano, 38,6º, foi registrada nos dias 12 de novembro e 6 de dezembro.

Em contrapartida, o mês de julho foi o que registrou a menor temperatura mínima na média mensal, com 19,0º. Foi neste mês também que Juazeiro registrou o dia mais frio do ano, quando os termômetros chegaram a incríveis 15,7º.

O mês de janeiro, verão no Brasil, mostra-se como um dos meses mais quentes para a população Juazeirense. Além dos dados citados acima, o levantamento do LabMet também revela que o primeiro mês do ano foi o que teve a menor média de umidade relativa do ar, com 64%, assim como também foi o mês em que Juazeiro registrou o maior índice de radiação solar (26,1 MJ/m²).

Da Redação por Thiago Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.