Ministério da Educação libera mais de 600 mil reais para investimentos no HU de Petrolina

(foto: reprodução)

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) de Petrolina vai ser contemplado com mais de 600 mil reais em recursos financeiros. O investimento é oriundo do Ministério da Educação, que liberou, nesta semana, cerca de 32 milhões de reais para o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

O programa, que é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), estatal ligada ao MEC, tem como objetivo, a reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais que estão integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o investimento, a expectativa é que os hospitais federais apresentem melhores condições materiais e institucionais para oferecer um atendimento médico e hospitalar de qualidade à população, assim como proporcionar a formação qualificada de profissionais da área de saúde. O Rehuf também prevê iniciativas de modernização da estrutura física e do parque tecnológico dos hospitais

De acordo com o MEC, a descentralização da verba obedece a critérios como o porte do hospital (número de leitos), o perfil assistencial (baixa, média ou alta complexidade), obras e reformas em andamento, dentre outros.

Além do HU-Univasf, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC- UFPE) também vai receber recursos, cerca de 1 milhão de reais.

O Hospital Universitário de Petrolina é a maior unidade de atendimento em média e alta complexidade de traumato-ortopedia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral para trauma, cirurgia vascular e neurocirurgia da região. Atualmente operando com 129 leitos e realizando o atendimento de mais de 2 milhões de pessoas de 53 municípios que integram a rede, o HU tem enfrentado grandes desafios relacionados à extrapolação da capacidade de atendimento da unidade.

Da Redação por Thiago Santos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*