Sebrae dá dicas para quem quer empreender no setor de artesanato

Quem nasceu ou desenvolveu o talento para as artes e decidiu empreender nesse setor precisa inovar e estar sempre em busca de novos mercados. Para ajudar os artesãos que atuam em pequenos negócios, o Sebrae criou uma ferramenta que mostra os pontos que devem ser mudados ou aperfeiçoados para que a atuação no segmento seja exitosa.

O estudo baseado em revisões bibliográficas e entrevistas com dezenas de especialistas, além de empresários e consumidores do segmento, identificou fatores cruciais para o sucesso ou fracasso de um varejo online, dentre eles, a comercialização dos produtos em diferentes canais presenciais e digitais. A ferramenta aponta que a disposição e rotatividade dos produtos facilita o acesso dos consumidores. É importante que toda equipe esteja conectada em rede e, simultaneamente, troque informações sobre os processos de produção, formação de preços, redução de custos de transporte e eventos de mercado. A socialização também permite disseminar os produtos em outras regiões e ampliar a área de atuação da empresa.

Para garantir a satisfação e fidelização dos consumidores, é preciso se atentar ao planejamento e controle dos negócios, para que haja pontualidade na entrega das peças, bem como, disponibilidade frequente dos itens, que devem atender a requisitos referentes à autenticidade, qualidade técnica e representatividade da cultura regional.

E o empreendedor precisa estar sempre de olho nas necessidades do seu público, para que possa aprimorar os produtos e o atendimento. O Sebrae disponibiliza neste link http://www.sebraemercados.com.br/fcs-artesanato/, um questionário com dez perguntas de múltipla escolha que irão ajudar a identificar a performance do negócio. Para cada tipo de resposta, a ferramenta estrutura sugestões e planos de ação, que resultarão em melhoria de competitividade mercadológica, qualidade de gestão e crescimento dos resultados da empresa.

Ascom/Sebrae

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*