Vídeo registra ação violenta da Rondesp no ato pró Lula e ex-vereador de Juazeiro agredido se manifesta

4

O Portal Preto No Branco recebeu um vídeo que mostra a atuação de policiais da Rondesp, durante a manifestação realizada hoje (23) por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O manifesto aconteceu na Ponte Presidente Dutra, que liga as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-PE, como parte de uma série de eventos programados em todo Brasil, em prol do ex-presidente Lula.

Nas imagens é possível visualizar polícias chegando ao local em várias viaturas e utilizando bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes. Ao descerem armados dos veículos, PM’s aparecem empurrando algumas pessoas presentes no ato, apesar da organização solicitar que os oficiais dialogassem com os coordenadores da manifestação.

Veja o vídeo:

A Redação do PNB entrou em contato com o ex-vereador de Juazeiro e atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix, que também aparece nas imagens sendo empurrado por um policial.

“Nosso movimento era um movimento pacífico, ordeiro e de caminhada. Seguíamos o fluxo previsto e quem provocou todas as paradas foi a própria Rondesp. Uma ação infelizmente despreparada, porque em momento algum o comando das equipes policiais que estavam lá a serviço, buscou algum diálogo com os manifestante. O que houve foi uma ação repressiva da Rondesp, com gás de pimenta, como bomba de efeito moral, com ataques fortes contra trabalhadores e trabalhadoras. A ação que gerou a minha intervenção, foi a agressão por parte de um policial contra uma mulher. A forma truculenta como ele a abordou e a jogou no chão, fez com que eu me posicionasse mais uma vez em defesa dos trabalhadores e trabalhadores e reafirmasse o meu compromisso com o povo juazeirense e com a democracia. A maior agressão cometida foi contra os direitos dos cidadãos, ainda mais porque partiu daqueles que deveriam proteger a população. Proteger, principalmente, a mulher neste momento de grave violência contra elas e infelizmente vemos outros cidadãos, no uso da sua farda, também cometendo esse tipo de violência”, relatou Tiano.

Tiano Félix também esclareceu a informação que circulou na imprensa local de que existiam manifestantes utilizando facões, o que teria motivado a ação policial.

“Eu, particularmente, não vi manifestantes usando facões, o que também pode ser comprovado no vídeo que registrou a chegada e a ação dos policiais. No entanto, esclareço que é natural em qualquer ato do nosso movimento, a utilização de instrumentos de trabalho, principalmente a foice e o facão, que representam a história e a luta dos trabalhadores. Esses instrumentos jamais são usados como armas. Exercemos o direito de nos manifestar, isso de foram pacífica e ordeira.”

Ainda de acordo com o Secretário, ele, junto com representantes do MST já iniciaram um diálogo com o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia.

“Amanhã nós vamos conversar com o Comando Geral da PM-BA, porque temos certeza que a ordem que foi dada não foi de uma ação repressiva, mas sim uma ação de acompanhamento e preservação do direito das pessoas se manifestarem”, declarou.

Tiano Felix finalizou afirmando que “a luta não acabou e nem acabará.E a liberdade é patrimônio do nosso povo, inclusive dos policiais e de cada cidadão e cidadã. E é por conta disso que a gente vai continuar lutando”.

O trânsito na Ponte Presidente Dutra começou a ser liberado no início da tarde, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A mobilização tinha como objetivo  defender a democracia e o direito do ex-presidente Lula de candidatar-se à presidência nas eleições deste ano.

No julgamento desta quarta (24), o tribunal deve confirmar ou não a sentença do juiz Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá.

Nossa redação está entrando em contato com o Comando da PM em busca de esclarecimentos sobre a ação da Rondesp.

Da Redação

4 COMENTÁRIOS

  1. Nunca vi um integrante do MST na fila de seleção de emprego e nem estudando para prestar concurso público. .. bando de vândalos! Parabéns RODESP

  2. Agiu mais do quê correto , essas pessoas que se denominam trabalhadores estavam atrapalhando as pessoas que realmente iam ou voltavam do trabalho , ali naquele meio tinha uma criança precisando de atendimento médico e estava parado por conta de pessoas que vivem se apropriando de forma indevida de propriedades alheia só para lotear as terras venderem e irem em busca de outras terras , e o Lula e sua turma os apoiam em troca de votos , só não vê quem não quer , se vocês observarem têm outros vídeos no mesmo momento a onde os sem terra não deixa a polícia passar por conta de uma enorme faixa e o locutor do carro de som fica pedindo para segurar o mesmo fala isso por varias vezes , eles tentam barrar a passagem das viaturas , em outro vídeo o pessoal está portando facões e foices sim até um PRF foi questionado o porquê não prendeu essas armas brancas , armas essas que eles usam para cortar cercas de fazendas destruir a propriedade e matar VARIOS animais como é do conhecimento de todos , POR TANTO PARABÉNS A RONDESP PELO TRABALHO
    Em todos os tipos de manifestos AMBULÂNCIA E VIATURAS TÊM QUE TER O ACESSO .
    POR TANTO MAIS UMA VEZ PARABÉNS A RONDESP PELO SERVIÇO PRESTADO A POPULAÇÃO .

  3. Bom dia! Isso não é novidade, alguns policiais serem agressivos. Falta de controle para resolver qualquer conflito. Está faltando preparação psicológica .

  4. Forma ordeira? Causaran um caos na cidade. Sou motorista denuber e estava com uma senhora que sofre do coração e estava passando mal pr isso precisou se consultar no neurocardio porém com esse ato de vandalismo vi a hora dessa senhora morrer no meu carro por conta de um monte de vandalos que interditaram a ponte. Se fosse pacífica eles teriam pegado a via dos pedestres. Mas como sempre eles gostam de espalhar o caos e o tumulto. PARABÉNS POLÍCIA MILITAR DA BAHIA. pelo serviço prestado a sociedade. #vcsmerepresentam#

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome