Prouni encerra inscrições nesta sexta-feira (09); Bahia e Pernambuco oferecem mais de 30 mil vagas;

(foto: reprodução/internet)

Estudantes interessados em ingressar em uma instituição privada de ensino superior têm até às 23h59 desta sexta-feira (09) para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni). Ao todo, 242.987 vagas estão sendo ofertadas. A inscrição é feita exclusivamente pelo site na internet (http://siteprouni.mec.gov.br/).

De acordo com dados do Ministério da Educação, o sistema do Prouni registrava 1.032.680 inscritos até às 18h dessa quinta (08).

2.976 instituições de ensino particular de todo Brasil estão ofertando vagas. Dessas, 113.863 são bolsas de estudo integrais (sendo 37.604 para cursos a distância) e 129.124 são bolsas de estudo parciais, válias para o sistema de cotas ou de ampla concorrência, segundo o MEC.

Na Bahia, cerca de 18 mil vagas estão sendo ofertadas. Já no Pernambuco, são quase 13 mil oportunidades de ingresso.

Em Juazeiro e Petrolina as graduações são a nível Bacharelado, Licenciatura ou Técnico, nas modalidades presencial e a distância. Há vagas para cursos de Administração, Fisioterapia, Psicologia, Engenharias, Enfermagem, dentro outros.

Bolsas

As bolsas integrais são destinadas aos candidatos cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda 1,5 salário mínimo. Já as parciais, de 50% da mensalidade, são voltadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita inferior a três salários mínimos.

Quem pode concorrer?

Estão aptos a concorrer a uma das vagas ofertadas pelo Prouni, o estudante que teve, no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) e não ter zerado a redação. Além disso, só podem integrar o programa aqueles estudantes que se encaixarem em pelo menos uma das seguintes situações:

– ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
– ter cursado o ensino médio completo em escola privada, mas como bolsista integral;
– ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada, mas como bolsista integral;
– ter alguma deficiência;
– ser professor da rede pública de ensino.

Cronograma

– inscrições: até às 23h59 de 9 de fevereiro;
– primeira chamada: 14 de fevereiro;
– comprovação de informações da primeira chamada: entre 15 e 23 de fevereiro;
– segunda chamada: 2 de março;
– comprovação de informações da segunda chamada: entre 2 e 9 de março;
manifestação de interesse na lista de espera: entre 16 e 19 de março.

Da Redação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*