Fique atento a violações contra crianças e adolescentes no Carnaval

Neste Carnaval, todos podem colaborar com a segurança das crianças e adolescentes. Por meio do Disque 100, o serviço telefônico do Ministério dos Direitos Humanos, os foliões podem fazer denúncias de situações de violência, trabalho infantil, uso de álcool e exploração sexual. O serviço é gratuito e funciona 24h por dia, todos os dias da semana.

Em situações urgentes ou imediatas, procure um agente público na rua. É importante que os adultos fiquem atentos a violações contra meninos e meninas em situação de rua e também a crianças perdidas, situações que se agravam em períodos de grande movimentação.

Com os filhos, os pais devem redobrar os cuidados durante as festas: certifique-se de que eles estejam identificados com nome completo e telefone do responsável, seja em documentos, crachás, pulseiras ou outros objetos.

Proteja Brasil

Pelo aplicativo Proteja Brasil, disponível para download em smartphones Android e iOS, os cidadãos podem fazer denúncias, encontrar órgãos de proteção nas principais capitais e também compreender as possíveis violações. O programa foi criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos.

Governo do Brasil, com informações do Ministério dos Direitos Humanos, do Governo de Brasília e da Unicef

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*