Intercâmbio técnico sobre caprinovinocultura é realizado na comunidade de Cipó, distrito de Juremal

0

(foto: divulgação)

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Felix, e equipe técnica participaram nesta segunda-feira (19), na comunidade de Cipó, distrito de Juremal de treinamento e boas práticas voltadas para os caprinovinocultores da associação de Lagoa do Boi (Juazeiro) e de Tanque Novo (Casa Nova).

A ação que é uma iniciativa do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) em parceria com a ADEAP, teve como objetivo apresentar atividades de sucesso de produção de forragem e fabricação de queijo de cabra, para servir de modelo para as comunidades convidadas. “Estamos vivenciando experiências de sucesso que servirão de modelos para as comunidades que estão participando desse intercâmbio. A secretaria é parceira dessa ação, através do suporte técnico e das ações implantadas e já encaminhadas na zona rural do município”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

Durante o encontro, o grupo conheceu o quintal produtivo de palma forrageira, implantado na localidade e que integra o programa municipal ‘Palmas Para Juazeiro’ e, segundo o diretor de Pecuária, José Wilson Chaves (Chaveco), “o projeto tem oportunizado aos produtores locais, suplemento alimentar para os animais em período de forte estiagem”. O grupo também visitou uma plantação de milho – cuja finalidade é a produção de silagem para alimentação dos rebanhos, e receberam informações de boas práticas sobre a ordenha higiênica e a fabricação de queijo com leite de cabra, além de conhecerem as instalações da Casa de Rações da comunidade.

Na ocasião, o vice-presidente da Associação Comunitária de Cipó, José Lindomar Nunes Pereira falou sobre o nível de organização e as conquistas alcançadas na comunidade. “São 31 anos de associação, beneficiando cerca de 35 famílias. Focamos no setor da caprinovinocultura, em especial na produção de forragens (milho, sorgo, leucena, palma) que garantem a alimentação dos nossos rebanhos durante o ano. É um prazer poder servir de modelo para as associações de outras comunidades”, disse.

O encontro foi finalizado com a explanação sobre o Selo de Inspeção Municipal (SIM) de Juazeiro. “O projeto de lei foi aprovado e passou pelo clivo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). A ADEAP possui parte da equipe que atuará no SIM, agora estamos aguardando a nomeação do médico veterinário, através do processo seletivo para iniciarmos o trabalho – condicionante do MAPA para o funcionamento do serviço”, informou o secretário Tiano Felix.

Lene Radina/ADEAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome