Defesa Civil de Sobradinho se reúne com Exército Brasileiro para discutir Operação Carro Pipa no município

0

Na tarde de ontem (21) representantes da Comissão de Defesa Civil de Sobradinho se reuniram com membros do Exército Brasileiro para discutir alternativas direcionadas ao abastecimento de água na zona rural do município.

A parceria entre o município e o Exército visa realizar a distribuição de água nas regiões em situação de emergência, através da “Operação Carro Pipa”, do Ministério da Integração Nacional.

Segundo o Sargento Iata Anderson Fernandes Castro, do 72 BI, as ações buscam planejar, coordenar e fiscalizar, a captação, o transporte, a desinfecção e a distribuição de água potável para o consumo humano, contando para isso com a utilização de carros-pipa contratados.

“Mesmo com as chuvas dos últimos dias, muitas localidades necessitam de abastecimento para o consumo humano, pois muitos barreiros estão cheios, mas a água serve apenas para o consumo animal e para a agricultura”, esclareceu o sargento.

O Coordenador da Comissão de Defesa Civil e Chefe de Gabinete, Cicero Alves, destacou as áreas que deverão ser atendidas.

“Esta formação da Comissão de Defesa Civil está atuando desde setembro do ano passado e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente nos forneceu o mapeamento de 48 áreas em estado de emergência. Esses dados foram repassados ao Exército, para que mediante avaliação se faça o abastecimento das mesmas. A prefeitura continuará abastecendo as comunidades até a implementação da Operação Carro Pipa”, informou Cicero Alves.

Também presente na reunião, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leneíldo Monteiro, ressaltou a importância da parceria.

“Esta ação visa repassar para o Exército uma assistência que atualmente é prestada somente pelo município. Esta desoneração ajudará a economizar recursos públicos que poderão ser aplicados em outras áreas”, destacou  o secretário.

Esta ação do Exército em Sobradinho é um pleito antigo do Prefeito Luiz Vicente Berti, junto a Secretaria Nacional de Defesa Civil.

“Enfrentamos em 2015 a maior crise hídrica da história de Sobradinho e mesmo diante das dificuldades econômicas enfrentadas pelos municípios baianos, nunca deixamos de atender nossa população afetada pela seca ou estiagem. Nos responsabilizamos pelo abastecimento na zona rural e desenvolvemos várias ações para minimizar os efeitos da estiagem. Com esta crise econômica que os municípios brasileiros atravessam, as parcerias são imprescindíveis e é digno que nosso município também seja incluído nesta ação do Exército, que já atende a diversos municípios circunvizinhos”, declarou o prefeito.

Ascom/PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome