Rodelas: Governo do Estado fecha colégio com 54 anos de história; população está indignada

0

(foto: reprodução/internet)

Moradores de Rodelas/BA, distante 279 km de Juazeiro, estão inconformados com o fechamento do Colégio Nossa Senhora do Rosário, instituição de ensino que é considerada uma das mais tradicionais e antigas da cidade. A determinação partiu da Secretaria de Educação (SEC) da Bahia e está gerando revolta e preocupação em alunos, pais, professores e funcionários.

A decisão foi decretada pelo Governo do Estado, através da SEC, no último dia 15 de fevereiro. Mas de acordo com Gilvania Moura, gestora do colégio, não houve uma notificação oficial, através de documento, sobre a determinação do fechamento. O anúncio foi feito através de uma reunião convocada pelo diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) que atende o município.

Segundo a gestora, uma das justificativas do governo para o fechamento do colégio é a baixa demanda de alunos na cidade, que possui um outro colégio, onde há também oferta de turmas do nível médio.

“Alegam também que o prédio da escola não pertence ao estado. Isso não justifica porque existe um contrato de comodato entre o instituto mantenedor do prédio e a Secretaria de Educação, onde está firmado um acordo de cessão do prédio, sem gerar nenhum ônus para a secretaria”, disse Gilvania.

Antes da determinação informal, a efetuação de matrícula para os alunos novos estava bloqueada. A escola estava autorizada a funcionar apenas com as turmas concluintes do Ensino Médio e do Tempo Formativo III – uma modalidade do Educação de jovens e adultos (EJA). Dessa forma, 104 novos alunos que haviam manifestado interesse em ingressar na 1ª série do E.M. e na turma III do T.F., não puderam realizar a matrícula.

Os estudantes que foram matriculados no Colégio Nossa Senhora do Rosário serão transferidos para o Colégio Dulcina Cruz Lima, o que gera uma preocupação: As salas de aula conseguirão acomodar essa nova remessa de estudantes? A referida escola possui estrutura para receber mais alunos? E os professores e funcionários da escola fechada, para onde vão?

O Colégio Nossa Senhora do Rosário foi criado em 1964, dois anos após a emancipação política do município, sendo a primeira instituição de ensino a ofertar o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio na cidade.

Repúdio

A insatisfação está tomando conta de muitas pessoas em Rodelas. Além dos professores, inconformados com a iniciativa do poder estadual, ex-alunos e filhos da terra estão se manifestando a favor da manutenção do colégio estadual.

Batista Cruz, Jornalista nascido em Rodelas, classifica a decisão do estado uma ‘tragédia’. “Quem contribuiu para a maior tragédia da educação rodelense de todos os tempos não está preocupado com qualidade. Amontoem-se e sejam felizes. Os resultados no final do ano, é o que menos importa. Aprender é um detalhe para quem vai à escola. Não vamos descansar em paz vendo um dos nossos símbolos, destruído”, disse.

O Instituto Rodelense de Educação Gratuita (IREG) também repudiou a determinação. “Como o governo fecha um colégio de ensino médio com 54 anos de história e contribuição à educação regional e baiana? Fechar escola quando o município mais cresce? Rodelas precisa ampliar opções e oportunidades, não restringi-las”, diz o comunicado.

Em carta destinada ao governador e ao secretário da SEC, escrita em 6 de fevereiro, ou seja, antes da determinação ‘oficial’ de fechamento, a comissão de professores do Colégio Nossa Senhora do Rosário ressaltou as contribuições que a instituição vinha desempenhado no desenvolvimento social de Rodelas e fez indagações aos responsáveis.

“A comunidade local não foi ouvida. Será que tal medida realmente é coerente com os interesses do povo rodelense? Garantimos-lhes que não!”, diz um trecho. “Um governo que preza a educação promove fechamento ou abertura de escolas? Um governo que preza a educação amplia ou restringe as oportunidades para os jovens, os cidadãos?”, questiona a comissão.

Manifestações

Professores, funcionários, alunos e demais pessoas da comunidade estiveram participando de uma reunião na Câmara de Vereadores do município, na última segunda-feira (19), pedindo o apoio do poder público para lutar contra o fechamento da instituição.

Uma petição pública, que deve ser entregue à Secretaria de Educação da Bahia, também foi criada. Mais de 850 assinaturas já foram recolhidas, mas a intenção é chegar a mil (clique e veja).

Nas redes sociais foi criada um campanha em prol do colégio com a hashtag #QueremosoIREGdeVolta.

Nota do governo

Em nota enviada, a secretaria fortaleceu que a motivação da decisão é a capacidade do outro colégio em absorver todos os estudantes.

“Em função do Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário, localizado em Rodelas, funcionar em prédio cedido e possuir 98 alunos matriculados, os estudantes serão transferidos para o Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima, que funciona em imóvel próprio, possui 158 estudantes matriculados e capacidade de absorver os estudantes do Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário”, diz a nota.

Da Redação por Thiago Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome