Mulheres de Juazeiro e região comemoram avanços do empreendedorismo feminino

0

Elas representam 43% dos empreendedores brasileiros. Somente na Bahia, dos 447.316 microempreendedores individuais registrados, 47% são mulheres. Em Juazeiro, no Norte do estado, quase metade dos mais de seis mil pequenos negócios, são comandados por mulheres. Os números expressam o crescimento do empreendedorismo feminino e no Dia Internacional da Mulher, mais de 80 empreendedoras de Juazeiro e região celebraram a data, compartilhando conhecimento e experiências e fazendo novos contatos profissionais.

As empreendedoras participaram da primeira edição do Café com Empreendedoras, evento realizado pelo Sebrae em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME) nesta quinta, 8, no Rapport Hotel, em Juazeiro. O gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, abriu a programação, reconhecendo a força e importância da participação das mulheres no empreendedorismo local. “Nós promovemos um dia de homenagens a elas, que são mais caprichosas, mais comprometidas e dedicadas aos negócios. Desejamos que no resto do ano possam tocar com sucesso as suas empresas”.

O evento também abriu espaço para o fomento de práticas inovadoras, difusão de empresas e fortalecimento de marcas, com os momentos pitchs, onde as empreendedoras apresentaram os serviços ou produtos dos seus negócios. Em seguida conheceram a atuação da Rede Mulher Empreendedora, que foi fundada em 2010 em São Paulo, e está presente em todo o país.

A embaixadora da RME em Salvador, Fernanda Miranda, mostrou que com ideias inovadoras e determinação as mulheres vêm mudando o mundo dos negócios. “A rede disponibiliza uma gama de informações, conteúdos, dicas e fóruns de discussões sobre empreendedorismo para unir e apoiar as mulheres empreendedoras no desenvolvimento do seu negócio”, explicou. A embaixadora também ministrou a palestra “Como o networking pode fazer a diferença no seu negócio”.

A coach de negócios, Lilian Koshiamma, incentivou as participantes a superar insatisfações, buscar mudanças e atingir o sucesso profissional e pessoal com a palestra “O poder da ação para empreendedoras”. “A mulher pode ser o que ela quiser, mas precisa agir e ir buscar seus ideais, objetivos e sonhos”.

Para encerrar a programação, algumas empreendedoras compartilharam histórias inspiradoras de suas trajetórias, desafios e como alcançaram o sucesso. Elas foram presenteadas com flores, serviços de maquiagem e sorteio de brindes. A empreendedora Rosicleide Fernanda Souza, que hoje administra uma rede de academias na cidade, relatou as dificuldades e também as alegrias de se tornar uma mulher de sucesso. “O encontro foi muito emocionante. Através da minha história, pude mostrar para outras mulheres, que estão começando a empreender, que os desafios são grandes, mas, com muito foco, é possível realizar nossos projetos e sonhos”.

Ascom/Sebrae-BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome