Petrolina: Audiência pública vai discutir políticas de preservação e revitalização do Rio São Francisco nesta sexta (23)

0

(foto: Juciana Cavalcante/CBHSF)

Será realizada nesta sexta-feira (23) na Câmara de Vereadores de Petrolina, uma audiência que pretende debater sobre políticas públicas de preservação e revitalização do Rio São Francisco. A proposta foi apresentada pelo vereador Gilmar Santos (PT).

O objetivo da audiência é oferecer contribuições para ampliar o debate democrático sobre políticas do âmbito federal e gerar conteúdos e encaminhamentos que possam subsidiar o desenvolvimento de uma política pública municipal acerca de questões como à revitalização da mata ciliar, a manutenção dos espaços públicos localizados à beira do rio e da ilhas e a regularização do serviço de saneamento da cidade.

A proposta, lançada pelo vereador Gilmar Santos, surgiu diante do cenário de visível degradação do Rio São Francisco, tendo em vista as denúncias de lançamento de esgoto nos canais fluviais e da ameaça de privatização dos serviços ligados à gestão da água e sua capacidade geradora de energia.

Para o vereador, a situação atual de degradação é resultado de uma política que privilegia alguns setores e restringe o diálogo e a participação da população ribeirinha nas decisões sobre a gestão da água e de seus recursos. “Vivemos tempos difíceis, nos quais a relação entre a humanidade e a natureza ganham contornos cada vez mais predatórios. Este cenário pode ser visto na cidade de Petrolina quando os grandes empresários e especuladores imobiliários tomam os espaços públicos da cidade com obras que atacam o meio ambiente e agridem a natureza. Basta observar a situação do Rio São Francisco, tratado por muitos como mero local de despejo de dejetos e esgoto, tudo isso para atender à ganância de uma parcela privilegiada da sociedade”, disse.

Gilmar pretende gerar uma interlocução entre agentes públicos, movimentos sociais e sociedade civil sobre ações prioritárias em um projeto de preservação e democratização do Rio São Francisco e suas riquezas.

A audiência está marcada para ser iniciada às 9h e deve contar com a participação de agentes do poder público e movimentos sociais ligados ao debate em torno da preservação do Rio São Francisco.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome