Petrolina intensifica ações de combate contra o vírus causador do sarampo

0

(foto: reprodução/internet)

Por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a cidade de Petrolina está intensificando as atividades de imunização para que os pernambucanos atualizem sua situação vacinal e fiquem protegidos contra o vírus causador do sarampo. As ações de controle e de vigilância da doença visam evitar a reintrodução do vírus no estado de Pernambuco.

Em Petrolina, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município, segundo a Secretaria de Saúde (SESAU). A indicação é utilizar a vacina tríplice viral, que evita, além do sarampo, a rubéola e a caxumba. A vacina tríplice viral deve ser aplicada em crianças com 12 meses, com um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Para crianças acima de dois anos, além de jovens e adultos até os 29 anos, não vacinados anteriormente ou que não se lembram, devem ser feitas duas doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre elas. Já adultos entre 30 e 49 anos (não imunizados ou que não lembram) devem tomar uma dose da tríplice.

A SESAU de Petrolina alerta que profissionais de saúde não vacinados devem tomar duas doses com a vacina tríplice viral, independente da idade.

A orientação é que os cidadãos se apresentem nos postos de saúde munidos da caderneta de vacinação, para saber se é preciso fazer a atualização de alguma dose.

O sarampo é uma doença que causa febre e manchas vermelhas no corpo, acompanhado de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza ou conjuntivite. Caso haja esses sinais, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome