Deputado Zó debate sobre as matrizes do Forró durante seminário

(foto: divulgação)

Nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), auditório Jorge Calmon, o deputado estadual Zó (PCdoB) fez a abertura do seminário “Em defesa das Matrizes do Forró”. O evento foi uma parceria da deputada estadual Fátima Nunes (PT), com os deputados Zó (PCdoB), Aderbal Caldas (PP) e Bira Corôa (PT), além do Colegiado da Bahia que representa o forró, representado por Rozania Macedo. O evento contou com a participação dos artistas do forró, representantes de instituições e órgãos legislativos.

“Hoje é um dia de celebração! Promovemos na assembleia um seminário de grande relevância ao povo do sertão que valoriza a sua cultura. Vamos lutar para conseguir registrar as matrizes do forró como patrimônio Cultural Imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) garantiremos o reconhecimento do gênero musical da nossa gente, isso se chama preservação da nossa história. Além disso, estamos destacando os artistas do forró. Temos músicos incríveis na nossa Bahia, e isso precisa ser reconhecido no Brasil”, destacou Zó.

De acordo com a presidente do Colegiado da Bahia, Rozania Macedo, o encontro é muito importante para a sociedade civil e para os envolvidos com a música. A busca por apoio é fundamental. “O estilo musical faz parte da cultura nordestina, que é a história de um povo que sustenta a tradição. A militância quer apoio, pois precisamos registrar as matrizes no Iphan”, declarou.

Na oportunidade, o deputado estadual Zó comprometeu-se a acompanhar a Lei da Zabumba (Nº 13.368/2015), publicada em julho de 2015. A norma estadual determina que 60% da verba destinada a eventos culturais, shows e festejos, repassada pelo Governo do Estado aos municípios, seja utilizada na contratação de artistas e conjuntos musicais que expressem e valorizem a cultura da Bahia.

Os artistas do forró que compareceram ao evento foram: Adelmário Coelho, Del Feliz, Cicinho de Assis, Carlos Pita, Sandro Becker, entre outros.

Ascom/Deputado Zó

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*