UPT: curso pré-vestibular abre inscrições para estudantes da rede pública de Juazeiro

(foto: reprodução/internet)

Estudantes de Juazeiro oriundos de instituições públicas de ensino e de baixa renda que estejam interessados em participar de curso preparatório para ingresso no ensino superior, devem se inscrever, a partir desta quarta-feira (16), no programa Programa Universidade para Todos (UPT). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, no site do portal da educação – www.institucional.educacao.ba.gov.br.

O candidato deverá fazer opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, e também preencher integralmente o formulário. A inscrição deve ser feita até a próxima quarta-feira (23). Os selecionados deverão estar atentos ao prazo matrícula.

Pode se inscrever no UPT o estudante matriculado, em 2018, no 3º ano do ensino médio regular estadual ou municipal e que tenha cursado o ensino fundamental II (6º ao 9º ano), 1ª e 2ª séries também em escola pública municipal ou estadual.

Também está apto a participar do programa o estudante matriculado, em 2018, no 4º ano da Educação Profissional integrada ao ensino médio e o aluno egresso do ensino médio estadual ou municipal. Ambos devem ter ensino fundamental II em escola pública municipal e/ou estadual.

O curso será presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia.  Além das aulas regulares, serão realizados projetos complementares como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional.

A UPT oferece aos alunos matriculados, material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

Em Juazeiro, as aulas acontecerão no Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) entre os dias 5 de junho e 14 de dezembro.

De acordo com a Secretaria de Educação da Bahia, ao todo, estão sendo ofertadas 14 mil vagas em cerca de 176 municípios do estado, com 237 locais de funcionamento. O programa UPT é desenvolvido em parceria com as quadro universidades estaduais – a do Estado da Bahia (Uneb), de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc), em diversos municípios da Bahia.

Confira o edital completo

Cronograma

Inscrições – 16 de maio a 23 de maio de 2018
Divulgação do resultado – 30 de maio de 2018
Período de matrícula – 05 de junho a 08 de junho de 2018 (no local e turno que o aluno optou para cursar)
Início das aulas – 05 de junho a 14 de dezembro de 2018

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.