18 de maio: Prefeitura de Sobradinho realiza ato de enfrentamento à violência sexual infantil

0

 

Na noite desta quinta feira (17) foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores um evento alusivo ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação, promovida pela Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento social, teve como tema “Violência sexual deixa marcas, não feche os olhos!”

Estiveram presentes o Presidente da Câmara de Vereadores Jarques Canturil, o representante do Prefeito Luiz Vicente, Luiz Nery, chefe de gabinete, o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Jailson Sousa, a presidente do CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente) Marivalda Evangelista, a Conselheira Tutelar Bárbara Menezes, o coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Sérgio Sampaio, o Pastor Ronaldo Bitencourt, da Primeira Igreja Batista e a coordenadora do CRAS (Centro de referência da assistência social) Vanderléa Reis.

Na oportunidade houve a apresentação do grupo “Ser jovem”, que apresentou uma peça teatral com o tema do evento, fazendo uma reflexão sobre o problema cada vez mais crescente no Brasil.

O Secretário Jaílson ressaltou a importância do 18 de Maio, como um dia de enfrentamento e conscientização.

“Precisamos combater esse mal que é a exploração sexual de vulneráveis, não somente no 18 de maio, mas em todos os dias do ano. Pais, filhos e toda a família precisam refletir sobre esta chaga que atinge a sociedade brasileira. Durante toda a semana, realizamos atividades alusivas a essa data nas escolas do município, com panfletagem nas ruas, exibição de filme e hoje realizamos esta noite especial e muito produtiva, como forma de conscientização da população que prestigiou o evento”, disse Jaílson.

A psicóloga Ludmila Suilla Nogueira, palestrante da noite, enfatizou os números assustadores de exploração sexual no estado da Bahia e ressaltou a importância ao combate, uma tarefa de todos.

“ Os dados apresentados nas estatísticas, por mais alarmantes que sejam, ainda não apontam a realidade, visto que muitos casos de abuso sexual são mascarados e não são denunciados, o que deixa a pauta ainda mais relevante e o debate necessário. Os pais precisam acompanhar seus filhos mais de perto, ouvir seus relatos e denunciar, caso haja informação sobre qualquer tipo de abuso. A gestão municipal está de parabéns pela iniciativa e espero que venham outras atividades como esta para enfrentarmos e combatermos este mal que atenta contra nossas crianças e adolescentes”, afirmou a profissional.

Ascom PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome