Gerentes de Juventude da Seduc informam sobre direitos garantidos pelo ID Jovem- Identidade Jovem, em Juazeiro

Na edição de ontem (23) do Palavra de Mulher na web, os gerentes de Juventude da Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro, Davi Stalone e Claúdio Leal, falaram sobre o Programa ID Jovem (Identidade Jovem), que há mais de um ano vem promovendo ações para beneficiar a juventude juazeirense.

O programa é desenvolvido pela Superintendência de Juventude da SEDUC e uma das ações é a convocação e divulgação para os jovens sobre o ID Jovem (Identidade Jovem), que faz parte da Lei da Juventude, para ampliar o número de beneficiados pelo programa no município.

O ID Jovem é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

“Já conseguimos cadastrar mais de 800 jovens em Juazeiro. E convocamos os jovens com idade entre 15 e 29 anos  de baixa renda, para que eles acessem este direito. Estamos visitando as escolas e iniciando uma campanha nas redes sociais para que mais jovens conheçam o programa e façam o cadastro”, ressaltou Stallone.

De acordo com o gerente de Juventude, a identidade é permitida para jovens de baixa renda que fazem parte do CadÚnico e que necessitam de auxílio para ter acesso a eventos culturais, esportivos e lazer.

“Para ter direito é preciso que o jovem na faixa etária entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não, estar inscrito no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos e possuir renda familiar de até 2 salários mínimos”, explicou Stalone.

Ele também esclareceu um ponto importante: O uso da ID Jovem não permite deslocamentos entre municípios ou dentro do próprio município, apenas trajetos entre estados diferentes. O desconto é válido para ônibus (na linha convencional), trem ou embarcação.

Cláudio Leal, informou que os interessados podem fazer o cadastro pela internet ou diretamente no aplicativo.

“Pela internet, é só acessar o novo portal  www.juventude.gov.br/idjovem, preencher os dados solicitados e gerar o cartão. Para utilizar, o cadastrado deve imprimir a imagem do cartão e apresentar no momento da compra do bilhete ou na entrada do ônibus, junto a um documento oficial com foto. Sendo através do aplicativo (disponível para IOS, Windows Phone e Android), o usuário preenche os dados solicitados e gera um cartão virtual. Para utilizá-lo, basta mostrar a imagem na tela do celular”, explicou.

O cartão tem validade de 180 dias após a data da emissão. Quando expirar, é necessário fazer novamente a verificação dos dados e emitir um novo cartão.

Com informações da Ascom/SEDUC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.