Lançamento da exposição “Vazante: a épica teatral da Cia Biruta” acontece nesta sexta-feira (25) na Univasf

0

(foto: divulgação)

“Dez anos de fazer teatral entre o rio e o sertão”. É assim que os integrantes da Cia Biruta descrevem uma década de trajetória, dedicada a viver de arte e para a arte. Com isso, a exposição “Vazante: a épica teatral da Cia Biruta” busca fazer um apanhado sobre o processo de construção dessa memória. O lançamento da exposição acontecerá nesta sexta-feira (25), no hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), às 17h, com vernissage e roda de conversa com os integrantes do grupo. A mostra continuará disponível para visitação gratuita até o dia 27 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Serão expostos acessórios utilizados nos espetáculos, como figurinos, bonecos e máscaras. Além disso, a mostra apresentará fotografias que retratam momentos importantes deste percurso de dez anos, a exemplo do processo de pesquisa em comunidades do médio São Francisco, com o intuito de observar as práticas populares tradicionais de danças e festas, como reisado, São Gonçalo, samba de reis, capim lêlê e pega de boi. Esse estudo resultou na experimentação cênica “Cenas Ribeirinhas”.

Segundo Veronaldo Martins, diretor de teatro e integrante da Cia Biruta, os objetos presentes na exposição representam o caminho que o grupo seguiu para se firmar profissionalmente durante esses dez anos. “O grupo pensou nesse lugar do artista enquanto profissional dentro da cidade, sendo assim, todos esses adereços figurinos e cenografias, contribuíram para essa afirmação. É como se passássemos pelo mapa do que nos tornamos”, explica.

A exposição é realizada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). De acordo com Edson Macalini, diretor da DACC, “Vazante” visa promover não somente um momento de contemplação do trabalho artístico, mas também a reflexão, a participação e a informação. “A Cia desenvolve uma multiplicidade de trabalhos que envolve pesquisas, cultura local, apresentação de obras que enfatizam o morador e as manifestações da região e, sobretudo, a valorização do patrimônio histórico-cultural desse local”, destaca.

A Cia Biruta de Teatro desenvolve, desde 2008, espetáculos teatrais, a partir da estreia de Maria Minhoca, adaptado do texto da escritora e dramaturga Maria Clara Machado. Títulos como “O Mágico de Oz”, “Histórias de Cascudo”, “Cenas Ribeirinhas” e “Chico e Flor contra os montras na Ilha do Fogo” (premiado no Festival de Teatro Janeiro de Grandes Espetáculos, em Recife-PE) também marcam a trajetória do grupo. Em 2017, estreou o “Processo Medusa”, que aborda a temática da cultura do estupro, e que foi desenvolvido em conjunto adolescentes, jovens e adultos por meio de ocupação artística da Cia Biruta no CEU das Águas, localizado no bairro Rio Corrente de Petrolina-PE.

Ascom/Univasf

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome