Prefeitura participa da segunda etapa de avaliação do Bahia Produtiva em Juazeiro

0

(foto: divulgação)

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro Tiano Felix participou nesta quinta-feira (24), no auditório do SETAF em Juazeiro, da segunda etapa de avaliação do Bahia Produtiva – um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR).

Nessa etapa, estão sendo realizadas as apresentações de propostas de apoio a agricultara familiar, destinadas ao edital ‘Alianças Produtivas’ pelas associações e cooperativas da agricultura familiar, que têm como foco a relação comercial com compradores do setor privado, incentivando a inclusão no mercado e atraindo empresas privadas para as oportunidades de negócio.

“Hoje tivemos cinco propostas no território Sertão do São Francisco. A Central da Caatinga apresentou uma proposta com cinco associações que inclui os municípios de Juazeiro, Curaçá e Uauá. A cooperativa de Sobradinho voltada para peixes e derivados, apresentou uma proposta com as associações daquele município, de apoio à piscicultura. A COOPERCUC apresentou uma proposta que inclui a valorização dos seus produtos (doces e geleias) no território e por fim a proposta da cooperativa voltada à fabricação do leite e derivados”, informou Lorena de Araújo Melo, engenheira agrônoma e assistente territorial do Programa Bahia Produtiva.

Lorena também explicou que após a apresentação, serão selecionadas as propostas que serão avaliadas pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento do Território – CEDETER, sendo que as aprovadas serão devidamente executadas. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Felix, o objetivo do projeto é promover a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares, possibilitando melhores condições de trabalho e geração de renda.

“O programa inclui ações que fortalecem a base produtiva e viabiliza o acesso aos mercados, para que os produtos da agricultura familiar consigam chegar às prateleiras de grandes supermercados, construindo uma cadeia produtiva mais segura, melhorando a qualidade de vida das famílias atendidas”, disse. Participaram do encontro, representantes de associações e cooperativas dos municípios que integram o Território Sertão do São Francisco – Juazeiro, Curaçá, Uauá, Casa Nova Sobradinho e Canudos.

Lene Radina/ADEAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome