UPAE e HDM lembram importância da imunização

Neste dia 09.06, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, lembram o Dia Mundial da Imunização com o objetivo de alertar que prevenir é sempre o melhor remédio para evitar doenças e infecções em adultos e crianças.

No Brasil, por exemplo, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973, representa um instrumento para proteger a população contra doenças que podem ser evitadas com o uso de imunobiológicos.

“O PNI deve ser iniciado no primeiro dia de vida, com a BCG sendo administrada, preferencialmente, nas primeiras 12 horas”, explica a enfermeira gerente do Alojamento Conjunto do HDM, Tâmara Barreto. Todos os bebês nascidos no Dom Malan são vacinados contra a Hepatite B e aqueles com mais de 2kg já recebem alta com as vacinas de Hepatite B e BCG. A sequência deve ser realizada nos postos de saúde.

“É fundamental que as pessoas saibam que as vacinas são seguras e podem prevenir doenças potencialmente mortais. Mas, é preciso seguir o calendário de vacinação direitinho para garantir os benefícios. Gestantes, idosos, profissionais de saúde e outros grupos de risco também são contemplados com as campanhas nacionais”, assegura a enfermeira gerente do setor de epidemiologia da UPAE, Isadora Rodrigues.

A UPAE e o Dom Malan mantêm um programa de imunização interno destinado à atualização da caderneta de vacinação, que acontece durante todo o ano. Nos próximos dias 12, 13 e 14, os funcionários, colaboradores e terceirizados da UPAE receberão a vacina contra a Influenza. No Dom Malan a vacinação para este grupo contra a Influenza foi realiza em abril e maio. A enfermeira do trabalho está articulando nova campanha.

Ascom/HDM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.