Caravana da Saúde realiza 165 atendimentos no bairro Alto da Aliança e reduz demanda reprimida no bairro

0

Nesta quarta-feira (13) a UBS do bairro Alto da Aliança recebeu a 123º edição da Caravana de Saúde – programa de governo criado em 2016 e que deste então têm sido levado às comunidades com atendimentos especializados, realização de exames e ações sociais. O programa já registra mais de 30 mil atendimentos e tem reduzido as demandas reprimidas em consultas e realizações de exames.

Com especialidades nas áreas de endocrinologia, cardiologia, ortopedia, odontologia, atendimento clínico, realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas, contabilizou 165 atendimentos. Durante a Caravana da Saúde os moradores puderam ainda realizar a atualização do cadastro da Bolsa Família, serviço oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES, através da Estação Cidadania.

Com guia médica para o endocrinologista, a diarista Francilene Nunes descreve a importância do programa. “Fui informada pela agente de saúde que foi em minha casa dizer que estava marcada a consulta para o endocrinologista. Tenho problema de tireóide e já sou acompanhada há alguns anos pela equipe de saúde. Quando esses serviços vêm até nós é momento de muita felicidade” pontuou.

Outra moradora do bairro que realizou exames e consultas foi a cuidadora de idosos, Vanuza Gomes que foi ao ortopedista, ao cardiologista e fez eletrocardiograma. “Tudo que precisava estou fazendo aqui mesmo no posto de saúde, é gratificante. Se fosse para ir ao centro levaria um dia inteiro e aqui resolvi tudo. Com certeza esse programa veio para nos ajudar”, explicou.

A Caravana da Saúde tem como finalidade o atendimento especializado para quem já possui guia para consulta ou realização de exames, o pescador Aurismar Aureliano da Silva também foi para consulta com a cardiologista e descreve o atendimento. “Eu estava precisando muito passar pelo cardiologista, pois há alguns anos tive um problema e precisei colocar um marca passo. Desde então sou acompanhado, hoje aqui não podia ser diferente, um atendimento acolhedor e único, toda a equipe está de parabéns”, relatou.

Para a médica e vice-prefeita Dulce Ribeiro o fortalecimento das equipes e do Sistema Único de Saúde são essenciais para um atendimento acolhedor e humanizado. “A Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para que os atendimentos relacionados à saúde da população. Estamos fortalecendo nossas equipes de saúde da família e a cada dia trabalhando para melhor atender à população”, relatou.

Débora Sousa/ SESAU

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome