Ações com grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos marcam Semana do Idoso em Juazeiro

0

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) está realizando desde o início da semana diversas atividades educativas e lúdicas alusivas à Semana do Idoso e ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, lembrado no dia 15 de junho. As atividades fazem parte do projeto ‘Envelhecer com Dignidade’ e envolve participantes de todas as faixas etárias dos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos cinco CRAS do município.

O objetivo do projeto segundo os idealizadores é promover a autonomia e a garantir os direitos da pessoa idosa trazendo mais participantes para dentro dos serviços. Atualmente em Juazeiro são 15 Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que atendem idosos. Os núcleos funcionam através dos CRAS que possuem equipes referenciadas com assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais.

“Aproveitamos a data representativa para enfatizar a importância do combate à violência contra o idoso que deve ser uma preocupação diária. Fortalecendo os serviços e trazendo a comunidade para perto trabalhamos o tema através das informações passadas que, consequentemente, são multiplicadas com a comunidade. Infelizmente, muitos idosos passam por algum tipo de violência, mas por falta de conhecimento e até mesmo incentivo não conseguem sair dessa situação. A partir do momento que conversamos sobre o tema há o encorajamento”, destacou a Diretora de Proteção Social Básica, Rosângela Mesquita.

Durante as atividades, os idosos participaram de atividades junto com crianças e adolescentes como forma de fortalecer as relações intergeracionais. “Alguns idosos ainda sentem dificuldade de falar sobre o que passam no seu dia a dia e a partir do momento que juntamos várias gerações em um mesmo ambiente promovemos a troca de experiências e uma reflexão sobre a relevância da pessoa idosa para as famílias e a comunidade em geral”, afirmou a assistente social, Eucilene Rodrigues.

Os idosos aproveitaram a oportunidade para saber mais sobre as diversas formas de violência praticadas contra a pessoa idosa, entre elas a física, a psicológica e a financeira. Dona Maria das Dores, de 61 anos, frequenta o grupo do bairro João Paulo II há 4 anos e se mostra feliz com a fase que vive. “Gosto de viajar, passear e viver a vida. Sinto como se fosse criança. Tenho filhos maravilhosos que me tratam muito bem e espero que um dia todos possam entender a importância dos idosos para a sociedade”, declarou.

As atividades da Semana do Idoso serão encerradas nesta sexta-feira (15) em mais uma atividade educativa com a presença dos idosos atendidos pelos serviços do município e equipe técnica dos CRAS. A ação acontecerá ao lado do Paço Municipal, a partir das 8h.

Por Fabiana Diniz/SEDES

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome