Profissionais da Atenção básica de Juazeiro passam por capacitação em Saúde do trabalhador

0

Teve início nesta terça-feira (19), uma capacitação para profissionais da área de Atenção Básica do município de Juazeiro, ministrada pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). A ação teve como objetivo sensibilizar os profissionais que compõem a equipe de Saúde da Família, sendo priorizada capacitação para todos os profissionais. Os encontros acontecem nos dois turnos e seguem até quinta-feira (21), com um cronograma estabelecido.

Durante o encontro foi feito levantamento de ações em Saúde do Trabalhador realizada na Atenção Básica, a equipe do CEREST também apresentou suas atribuições, houve ainda planejamento de ações em Saúde do Trabalhador na Atenção Básico, além de discussões de casos clínicos.

São considerados acidentes de trabalho as doenças relacionadas ou desencadeadas pelo exercício de uma determinada profissão, acidentes sofridos no horário e local de trabalho, devido a agressões e sabotagens provocadas por colegas, além dos acidentes sofridos fora do local de trabalho, desde que o profissional esteja executando ordens a serviço do empregador. Com esse foco no alinhamento das informações que a Assistente Social Regina Santos, a Enfermeira do Trabalho Goretti Casé e a Sanitarista Gleice Cordeiro iniciaram a capacitação com os profissionais da rede de Atenção Básica do Município.

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde Tatiane Malta, “esse é um momento de grande importância e envolvimento da rede de atenção à saúde do município. As equipes estão focadas em ações de promoção à saúde na área de saúde do trabalhador, tendo em vista justamente o envolvimento dos nossos profissionais na atividade de prevenção a agravos nesse grupo. Ações intersetoriais visam melhorar comunicação entre o CEREST e as Unidades Básicas de Saúde”, pontuou.

Débora Sousa/ SESAU

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome