Filho de turco, meia sueco sofre ameaça de morte após fazer falta crucial na derrota para Alemanha

0

 

O meia sueco Jimmy Durmaz afirmou que os insultos racistas e ameaças de morte proferidos contra ele nas redes sociais são “completamente inaceitáveis”.

O jogador virou alvo após cometer a falta que resultou no gol da virada da Alemanha sobre a Suécia na vitória de 2 a 1, no último sábado (23).

Depois do treino da seleção neste domingo (24), Durmaz, posicionado em frente ao resto do time e acompanhado do técnico Janne Andersson, se pronunciou à imprensa e leu um manifesto repudiando as ofensas.

“Quando me ameaçam, quando me chamam de ‘demônio árabe’, ‘terrorista’, ‘talibã’, então foram muito além do limite”, disse Durmaz, em nota que posteriormente foi postada no site oficial da federação sueca de futebol.

“E ainda pior, quando perseguem minha família, meus filhos, fazem ameaças contra eles. Quem faz esse tipo de coisa? É completamente inaceitável”, complementou.

Durmaz nasceu na Suécia e é filho de pais que imigraram da Turquia.

“Eu sou sueco e tenho orgulho de jogar pela seleção da Suécia. Essa é a maior coisa que você pode fazer sendo um jogador de futebol. Eu nunca vou deixar nenhum racista destruir esse orgulho. Todos nós devemos nos posicionar contra todas as formas de racismo”, disse.

A federação nacional de futebol reportou os insultos a polícia e prestou apoio ao atleta.

“Nós não vamos tolerar um jogador ser exposto a ameaças e violações”, afirmou Hakan Sjostrand, secretário-geral da entidade futebolística do país. “É desagradável e muito triste ver o tratamento que Jimmy Durmaz tem sofrido. Algo completamente inaceitável”, completa.

Os companheiros de Durmaz também não demoraram em sair em defesa do jogador de futebol.

“Ninguém pode culpar uma pessoa. Você ganha como um time e você perde como um time”, declarou o meia Albin Ekdal ao jornal Aftonbladet.

“Ele correu e lutou durante toda a partida. Foi azar. É totalmente idiota atacá-lo por isso”, acrescentou o atacante John Guidetti.

Durmaz disse que é comum receber tais ataques nas redes sociais.

“Se você viveu isso toda a sua vida, não dá importância. Estou orgulhoso de representar o meu país”, ressaltou.

O jogador também recebeu mensagens de apoio em sua conta no Instagram de outros fãs que o defenderam.

A derrota de sábado deixa a Suécia com os mesmos três pontos da Alemanha no Grupo F do Mundial. As duas seleções estão três pontos atrás do líder México.

Os suecos enfrentam a seleção mexicana nesta quarta (27), às 11h (horário de Brasília), ao mesmo tempo que a Alemanha enfrenta a Coreia do Sul.

Fonte: Folha Press

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome