Juazeiro segue com vacinação contra a gripe

0

Com o fim da campanha nacional de vacinação na última sexta-feira, 22, nesta segunda-feira, 25, o Ministério da Saúde resolveu ofertar a vacinação para crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos. A ressalva do órgão foi quanto à disponibilidade de vacinas pelos municípios. Para Juazeiro foram enviadas 50 mil doses e ainda estão disponíveis três mil.

Em nível nacional, 83% do público alvo foi vacinado e em Juazeiro pertencem ao grupo prioritário 43.458 pessoas. O público que menos foi imunizado foi o infantil, onde atendiam os requisitos para vacinação 16.782 crianças e deste quantitativo foram aplicadas 10.923 doses totalizando uma porcentagem de 65.09%. O público que atingiu a meta foi de professores – um total de 2.207 pessoas foram vacinadas. Seguindo os dados dos grupos prioritários, os idosos atingiram 83.28% do grupo, as gestantes 72.73%, as puérperas 93.23% e os profissionais da saúde 90.17%. Na soma total do público alvo, 77.43% das pessoas pertencentes ao grupo foram vacinadas.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Para o Diretor de Vigilância em Saúde, Klinger Farias a vacinação continua sendo ofertada nas unidades básicas de saúde de Juazeiro. “A orientação do Ministério é que ampliemos a vacinação para crianças de cinco  a nove anos e adultos de 50 a 59, prioritariamente, mas devemos continuar buscando atingir a meta nos grupos que ainda não atingimos. Temos disponíveis três mil doses e garantida também a vacina para as crianças que precisam da segunda dose. Buscamos atingir a meta não apenas na cobertura total, mas em cada grupo prioritário, por isso convidamos mais uma vez a população para se imunizar contra os vírus H1N1, H3N2 e B”, pontuou.

A vacina é ofertada nas Unidades Básicas de Saúde e é necessário estar portando o cartão de vacina, documento oficial com foto e o cartão do SUS. As UBS da área urbana funcionam das 07h30 às 12h e 13h às  17h na zona rural e o horário é apenas no turno matutino. A Secretaria Municipal da Saúde ressalta a atenção da população para atendimento nas UBS em dias de jogos da seleção brasileira: quando o jogo acontecer no período da manhã, o atendimento tem início a partir das 14h equanto os jogos forem no período da tarde, os atendimentos acontecem até as 13h.

Por Débora Sousa/Sesau

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome