Reunião itinerante do COEDE é realizada em Juazeiro

0

 

Juazeiro recebeu na manhã desta sexta-feira (06), no auditório da SEDUC, a 2ª Reunião Itinerante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE), realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento fez parte das comemorações pelo aniversário de 140 anos do município.

A reunião surgiu com o objetivo de tornar mais próximas dos municípios as discussões sobre políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Durante esses encontros, que passarão por 4 municípios baianos, os representantes da gestão municipal e da sociedade civil em geral têm a oportunidade, segundo os organizadores, de observar de perto temas variados do segmento e conhecer com mais afinco o trabalho do conselho. “É gratificante estar mais uma vez em Juazeiro trazendo agora a reunião itinerante do Conselho. É essencial discutirmos esta temática de forma ampla e participativa”, destacou o presidente do COEDE, Valdenor Oliveira.

Para a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Emanuele Mariano, a reunião é mais uma oportunidade de estabelecer um diálogo dos conselhos com a sociedade civil e as gestões. “É um prazer para o conselho municipal receber mais um importante evento voltado à pessoa com deficiência quem vem para fortalecer ainda mais as políticas públicas deste segmento. É fundamental estarmos juntos nessa construção”, afirmou.

Durante a reunião, a superintendente de Gestão do SUAS Francisca Bandeira, que representou a secretária Cida Gama, destacou as ações da gestão municipal voltadas à pessoa com deficiência, entre elas o programa Transformar e o projeto Supera PCD. “A gestão tem tido deste o início essa preocupação e um olhar especial para com as pessoas com deficiência, desenvolvendo ações que verdadeiramente contribuem para o fortalecimento das políticas públicas voltadas a elas. Estamos de portas abertas para o consolidação dessas discussões e para a garantia dos seus direitos”, completou.

O programa Transformar lançado pelo prefeito Paulo Bomfim em 2017 é financiado com recursos municipais e irá contemplar ao todo 16 famílias com adaptação de suas casas. Já o Supera PCD, oferece aulas de dança gratuita para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Durante a reunião os alunos do Supera PCD mais uma vez emocionaram os presentes com apresentação de dança.

 

Por Fabiana Diniz/SEDES

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome