Movimento Videoarte Comunidade encerra suas atividades mostra de cinema gratuita, em Petrolina

0

 

O Movimento Videoarte Comunidade, um projeto incentivado pelo Funcultura Audiovisual (política pública de incentivo e fomento ao audiovisual em Pernambuco), teve início em março desse ano de 2018 e recebeu 30 jovens, homens e mulheres, interessados em conhecer um pouco mais das várias possibilidades artísticas que envolve o audiovisual, sobretudo a videoarte.

 

O projeto conta com uma equipe de sete (07) pessoas, como Robério Brasileiro e Fernando Pereira como oficineiros das aulas voltadas para as técnicas audiovisuais; Cristiane Crispim e Antônio Veronaldo contribuindo com o repasse de técnicas de teatro; Camila Rodrigues como a Social Mídia do projeto; todo o design do curso é criação de Mima Lago e ainda Cleybson Lima responsável pela produção executiva do projeto.

 

Foram em torno de 16 aulas teóricas e práticas relacionadas ao mundo das produções cinematográficas, além de experiências teatrais que contribuíram para a preparação corporal dos(as) participantes para as gravações de videoclipe e curtas metragem. Os encontros aconteceram no cineteatro da Praça CEU das Águas, no bairro Rio Corrente (Petrolina-pe), o espaço foi escolhido por dialogar perfeitamente com a proposta do projeto de incentivar a produção audiovisual local, principalmente das comunidades circunvizinhas da praça.

 

“Realizar esse curso dentro dessa comunidade, agregando jovens que moram no entorno do CEU e até um pouco mais distantes, foi uma das possibilidades que vi de levar uma linguagem moderna e contemporânea do audiovisual para fora dos grandes centros. E mais que isso, mostrar caminhos para os meninos e meninas que fizeram parte do projeto e incentivá-los a criarem seus próprios trabalhos, seja com um equipamento sofisticado ou com a câmera do celular na mão. A ideia foi de descentralizar a linguagem do audiovisual e empoderar, de certa forma, esses jovens”, contou o idealizador do projeto, Robério Brasileiro.

 

Durante o período de quatro (04) meses, a turma do curso de formação em cinema produziu cerca de dez (10) trabalhos, o videoclipe “Tem Pão” foi um dos que teve maior repercussão nas redes sociais, alcançando um número muito bom, levando em consideração as limitações, foram aproximadamente duas mil (2.000) visualizações no Youtube. A música é de autoria do cantor Rafael Vilas Boas (Jacobina-ba), que estará presente na culminância do projeto.

 

A Mostra de Cinema acontecerá no dia 14/07, às 19h no CEU das Águas, a entrada é franca. Serão exibidos os curtas produzidos pela turma, videoclipe e documentário do curso. Mas não será só isso, quem comparecer poderá assistir às performances referentes ao curtas, “a ideia é que haja um diálogo entre o que está sendo exibido com público, com os atores e com as atrizes. O público poderá ter acesso às ações de forma simultânea, pois cada equipe ocupará um espaço da praça CEU e darão início ao mesmo tempo, criamos um percurso pensando exatamente nessa interação e numa comunicação mais intimista”, revelou Robério Brasileiro.

Dentre os curtas que serão exibidos, tem-se o “Censura”, que se refere à opressão que os artistas sofrem e à tentativa de enquadrá-los num padrão; há “O Jogo da Repressão” que traz reflexões sobre a manipulação a que estamos sujeitos e nos convida para uma conversa sobre essas interferências no nosso cotidiano; também foi produzido o curta “Margot”, que nos revela uma mulher solitária com sonhos apagados devido às suas escolhas profissionais, imersa numa volta ao passado, mas que tenta se livrar desse destino triste em que se vê caminhando; já o “Entrelinhas”, nos mostra como as linguagens artísticas podem contribuir para nossa percepção diante de certas situações que são, a certo modo, censuradas pela mídia.

O Movimento Videoarte Comunidade te convida para conhecer esses(as) jovens e os trabalhos que construíram coletivamente durante os encontros.

 

Acompanhe o projeto nas redes sociais:

Página no Facebook: https://www.facebook.com/movimentovideoarte/

Instagram: https://www.instagram.com/movimentovideoarte/

Videoclipe “Tem Pão”: https://www.youtube.com/watch?v=GyP4iJHSuPA

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome