O legado de Luiz Beltrão e José Marques de Melo na Comunicação foi tema da conversa da 5ª mesa do Intercom Nordeste 2018

No segundo dia de atividades do XX Congresso de Ciências da Comunicação, na Região Nordeste, a abordagem da 5ª mesa, realizada nesta manhã, foi sobre a importância de Luiz Beltrão e José Marques de Melo para os estudos da comunicação no Brasil. Beltrão foi o criador da única teoria brasileira, a Folkcomunicação, que estuda como as pessoas se comunicam através da cultura popular e do folclore. José Marques foi assistente de Luiz Beltrão e fundador do Centro de Pesquisas da Comunicação Social da Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero.

 

A mesa teve participação dos professores Osvaldo Trigueiro, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Marcelo Pires, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Juliano Domingues, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Magnólia Andrade, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com mediação do Professor e Vice-Coordenador do Intercom Nordeste 2018, Iury Aragão.

 

Juliano Domingues (Unicap), um dos participantes da mesa, explicou que a importância de discutir o legado de Luiz Beltrão e José Marques de Melo acontece porque eles foram visionários para a comunicação. “Quando lemos os textos de Beltrão, escritos na década de 1960, ou até textos mas antigos, a gente percebe uma preocupação muito clara em relação às consequências da tecnologia, e de como lidar com ela. Ele já antevia esse ambiente de convergência tecnológica e os reflexos disso no ensino do jornalismo e da comunicação de uma maneira geral, e também do mercado de trabalho”, conta.

Sobre os novos tempos da comunicação e convergência midiática, o mediador da mesa, Iury Aragão, relatou que a cultura popular está na internet. Desde o Orkut as pessoas publicam sobre milagres, a respeito dos ex-votos, e hoje isso acontece no facebook. “A internet é apenas mais um ambiente para que a cultura popular seja utilizada. Nós temos que tentar entender como a comunicação acontece através da cultura popular”, explica.

 

O Intercom Nordeste 2018, que iniciou no dia 5 segue até o dia 7 de Julho com apresentações de trabalhos e debates sobre o campo profissional da comunicação.

 

Comunicação do Intercom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.