Aberta em Juazeiro – BA a 27ª edição da Fenagri

0

(foto: divulgação)

A fruticultura irrigada movimenta cerca de R$ 2,5 bilhões por ano e gera 240 mil empregos no Vale do São Francisco, segundo dados da Codevasf. A perspectiva de ampliação dos pomares e o aporte de mais investimentos públicos e privados marcaram, na noite desta quarta-feira (11), em Juazeiro – BA, a abertura da 27ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), a maior do setor na América Latina.

O prefeito do munícipio, Paulo Bomfim, acompanhado de representantes das instituições parceiras e autoridades regionais e da Bahia, fez a abertura do evento, que lotou os corredores dos estandes montados na área externa do Juá Garden Shopping. Bomfim ressaltou o saldo positivo que a Fenagri traz para a economia do Vale, a curto e médio prazo. “Todos os anos em que a feira é promovida, nós registramos cerca de R$ 5 milhões em investimentos, realizados durante o evento e nas negociações que vão surgindo em decorrência disso”, disse.

O Vale do São Francisco possui atualmente 120 mil hectares irrigados em produção, entre projeto públicos e privados, mas com potencial de 200 mil hectares. O polo Juazeiro/Petrolina corresponde por 99,7% das uvas e 95% das mangas exportadas pelo país. Com a expansão das áreas de irrigação, o peso do agronegócio deve aumentar no Vale. Em Juazeiro, no Projeto Salitre, são cultivados 6 mil hectares, que, a partir da proposta de ampliação em quatro etapas, deverá aumentar para a um total de 36 mil hectares. Já em Petrolina, está sendo implantado o Projeto Pontal, que vai oferecer mais 2.500 hectares para empresários e 2.006 hectares para agricultores familiares.

É nesse cenário de expansão que a Fenagri tem papel de destaque. Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, uma das propostas mais importantes da feira é o intercâmbio nacional e internacional de conhecimento. “Esse evento não só contribui para a geração de negócios, mas também para a capacitação do produtor, aquisição de novos conhecimentos, tecnologias e equipamentos que diminuem os custos de produção. Nós, como entidade, consideramos o aprendizado tirado daqui como um dos maiores frutos para a categoria”, afirmou o presidente da FAEB.

Ainda durante a abertura, o secretário de desenvolvimento econômico, agricultura e pecuária de Juazeiro e coordenador geral do evento, Tiano Félix, enfatizou que a Fenagri não tem fronteiras. “A feira está sendo promovida pelo nosso município, mas ela é um patrimônio do Vale do São Francisco, do Nordeste e do Brasil. Nestes quatro dias, todos estão convidados a visitar os estandes, fazer negócios e participar dos nossos minicursos, seminários, fóruns, palestras e visitas técnicas”.

Programação

Nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, ocorrem os seminários ‘Convivência com o Semiárido: Uma reflexão’ e ‘Tratamento Alternativo de Água na Zona Rural’, no Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), no Distrito Industrial. Ao mesmo tempo, no Juá Garden, a Assembleia Legislativa da Bahia realiza uma sessão itinerante da Comissão de Agricultura, que vai ouvir as demandas da população e fruticultores regionais. À tarde, às 13h30, o minicurso ‘Bactérias pectinolíticas: sintomatologia, isolamento seletivo e manejo alternativo’ será ministrado na UNEB.

Na sexta (13), a programação técnico científica inicia às 8h30, com as palestras ‘Sistemas de Produção da Banana’, ‘Novas variedades de manga para o Vale do São Francisco’, no SENAR; e continua à tarde, às 14h, com o seminário ‘Projetos de Infraestrutura – Entrepostos de Abastecimento’. Na UNEB, também às 8h30, será realizado o minicurso sobre racionalização de recursos hídricos na Olericultura. Já no Juá Garden, na sexta e sábado (14), o público confere a exposição completa de produtos e serviços, além das feiras de negócios e da agricultura familiar.

O evento também destaca a economia solidária, vitivinicultura, o agro e enoturismo, agroindústria, agricultura familiar, caprinovinocultura, psicultura, apicultura, pesquisas e as novas possibilidades do polo agroindustrial Juazeiro – BA/Petrolina – PE.

Autoridades

Além do prefeito Paulo Bomfim e do secretário Tiano Félix, participaram da abertura, os representantes do governo do estado, Aldo Batista e Uilson Dias; o represente do prefeito de Petrolina, Lucas Balalai; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), Paulo Fernandes; os deputados estaduais, Zó, Gika Lopes, Eduardo Salles, Roberto Carlos; assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas da Prefeitura de Juazeiro e um dos coordenadores da Fenagri 2018, Voldi Silva Alves; a diretora do Centro de Excelência do SENAR, Mônica Ishikawa; o superintendente estadual do Banco do Nordestes, José Gomes da Costa; o gerente regional do SEBRAE, Carlos Cointeiro; entre outros representantes de entidades públicas, privadas, sindicais, sociais e financeiras.

Atrações

Para 2018, a coordenação da Feangri estimula a visita de cerca de 40 mil pessoas, que devem visitar os 160 estandes e participar de mais de 40 atrações, entre fóruns, seminários, minicursos, visitas técnicas e palestras, realizados no polos Juá Garden Shopping, Centro de Excelência do SENAR e UNEB.

Mais informações sobre as atrações, locais e como participar das atividades são obtidas pelo site: www.fenagri.com.br/2018.

CLAS Comunicação & Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome