Justiça autoriza exumação de mais um corpo de mulher que morreu no HDM/IMIP, em Petrolina

0

A justiça autorizou a exumação de mais um corpo de mulher que morreu no Hospital Dom Malan (HDM/IMIP), em Petrolina-PE. Gislaine Lopes tinha 21 anos, era natural da cidade de Remanso-BA e teria morrido por consequência de uma infecção generalizada, no dia 10 de outubro de 2017.

Após familiares da jovem registrarem boletim de ocorrência, alegando erro médico, a Polícia Civil iniciou as investigações do caso e solicitou a exumação dos restos mortais da jovem, ao poder judiciário.

A autorização foi deferida ontem (31), pelo juiz Elder Muniz de Carvalho. A data e horário da exumação ainda não foram definidos pelo pelo Instituto Médico Legal de Petrolina (IML).

A Polícia também está investigando a morte de Milian Carvalho da Silva. Ela tinha 15 anos e estava grávida de cinco meses quando também morreu no HDM/IMIP, em maio deste ano.

O corpo de Milian foi exumado no último dia 25. O procedimento foi acompanhado por familiares da adolescente, policiais civis, autoridades judiciais e membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI), formada por vereadores da Câmara Municipal de Petrolina para apurar casos de mortes envolvendo gestantes e bebês no HDM.

Os exames devem apontar a real causa das mortes.

Comissão Especial de Inquérito

Uma comissão foi criada na Câmara Municipal de Petrolina, para apurar para as mortes de gestantes e bebês no HDM/IMIP. O grupo é formado pelos vereadores Gabriel Menezes (PSL), Paulo Valgueiro (MDB), Rodrigo Araújo (PSC) e Ronaldo Silva (PSDB).

A Comissão Especial de Inquérito – CEI já se reuniu com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e já ouviu os depoimentos do superintendente do HDM/IMIP, também Elisangela Costa Araujo, mãe do garoto Davi que faleceu em 2015, Maria de Fátima Milhomes avó de bebês mortos em 2017, Enileide Souza Carvalho, mãe da jovem Milian Carvalho da Silva.

De acordo com o vereador Ronaldo Cancão, até o próximo dia 10, a comissão deve apresentar a imprensa e a sociedade, os fatos averiguados pelos vereadores.  O resultado do trabalho será protocolado  no Ministério Público Estadual e no Cremepe.

Da Redação por Yonara Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome