Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo já começou em Juazeiro e Petrolina

(foto: Preto no Branco)

Foi iniciada nesta segunda-feira (6) Campanha Nacional de Vacinação contra poliomelite e o sarampo em todo o Brasil. A meta, segundo o Ministério da Saúde, é é imunizar mais de 11 milhões de crianças com idade entre 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, considerado público mais suscetível a complicações de ambas as doenças.

Nas cidades de Petrolina e Juazeiro, as vacinas estão sendo ofertadas em todos as unidades de saúde. A vacinação acontece das 8h às 17h, na zona urbana, e das 8h às 13h na zona rural de cada cidade. A meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% de imunização.

Os pais devem levar o cartão de vacina das crianças para que o profissional de saúde avalie a situação vacinal e oferte as doses da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e da poliomielite conforme a necessidade encontrada. Na falta de comprovação vacinal, por motivos de perda do cartão de vacinas, as crianças deverão ser vacinadas conforme indicação para a faixa etária.

A campanha prevê também que adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

O Dia D de mobilização está previsto para 18 de agosto, um sábado, quando cerca de 36 mil postos de saúde em todo o país estarão abertos. A campanha segue até o dia 31 de agosto.

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.