Sobradinho: Emoção e alegria marcaram a inauguração da primeira etapa de reconstrução do Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres

Em clima de festa e muita emoção, o Prefeito Luiz Vicente Berti realizou neste sábado (11) a entrega da primeira etapa de reconstrução do Hospital Municipal Maria Auxiliadora de Carvalho Torres, feita com recursos próprios e mão de obra local.

Fechado há 9 anos pela gestão municipal em 2009, a reabertura do Hospital de Sobradinho significa mais um compromisso da gestão na promoção da melhoria da qualidade de vida da população, que celebrou a conquista, fruto da capacidade de gerenciamento dos recursos públicos da administração atual.

O Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, nome instituído através do Projeto de Lei da Vereadora Isabel Coelho, aprovado pelo legislativo municipal, faz uma homenagem à cidadã Sobradinhense, com relevantes serviços prestados a comunidade, nas áreas social e religiosa.

A obra do hospital foi dividida em três etapas. Nesta primeira etapa foram entregues salas para pequenas cirurgias, curativos, consultório médicos, enfermarias masculina e feminina, salas de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio X, sala de parto, de estabilização e atendimento emergencial.

Através de emendas de parlamentares parceiros de Sobradinho, o hospital recebeu equipamentos modernos.

A solenidade de entrega, prestigiada por um grande público, foi marcada por muita emoção. O povo de Sobradinho via renascer seu patrimônio de saúde, um sonho realizado.

A família da homenageada via imortalizado o nome da matriarca, que representa as famílias de Sobradinho, tão ansiosa por esta importante instituição de saúde pública.

A família Torres agradeceu a homenagem e relembrou o desejo de Dona Maria Auxiliadora de ver o hospital reaberto. Seu primeiro neto, Delmar Torres, traduziu os sentimentos de gratidão e orgulho.

“É um momento de muita emoção pra mim e para toda a minha família, por estar participando de um momento tão especial para o povo de Sobradinho. Minha avó, que sempre se engajou na defesa da reabertura do hospital, infelizmente nos deixou no início deste ano e não teve a felicidade de ver esta obra concluída. Ela morava próximo ao hospital e hoje continua mais perto do que poderia imaginar. Agradeço de coração a iniciativa da vereadora Isabel Coelho por ter feito a proposta de dar o nome de minha avó a este hospital. Agradeço ao corajoso e competente Prefeito Luiz Vicente, que não descansou até dar este presente a Sobradinho.”, declarou Delmar Torres.

A vereadora Isabel Coelho, autora da Lei que instituiu o nome do hospital, falou do importante momento vivido pela comunidade.

“Este momento é histórico para a população de sobradinhense. Parabenizo o Prefeito Luiz Vicente Berti e toda a sua equipe pelo esforço empreendido na reabertura deste hospital, por trabalhar cada detalhe deste projeto. O senhor deixa um marco na história deste município para as futuras gerações. Também quero falar da honra de ser a proponente do Projeto de Lei 732/2018, que homenageia a senhora Maria Auxiliadora de Carvalho Torres, mãe de seis filhos, avó de dezoito netos e cinco bisnetos, mulher que construiu uma família com muito amor, união e respeito. Uma mulher digna que chegou aqui em 1984, e como muitos de nós, foi abraçada com muito amor pelo povo da nossa terra. Foi uma mulher aguerrida que participava ativamente das questões de interesse dos moradores, ajudava a confecção de enxovais para doar a gestantes carentes e tinha o sonho de ver o hospital reconstruído”, discursou a vereadora.

Lideranças politicas da região fizeram questão de participar do evento, que também dedicou um momento para homenagear os operários que trabalharam na construção da obra.

O mestre de obras, Reginaldo Silva, feliz com a missão cumprida, falou de esforço, orgulho e compromisso .

“Estou muito orgulhoso de ter participado da construção deste sonho da comunidade. Trabalhamos duro, das sete da manhã até a noite para ver este hospital reaberto,” disse, emocionado.

A secretária de Saúde, Maysa Torres Sanjuan, muito emocionada falou em gratidão.

“ Quero agradecer a Deus pela oportunidade de estarmos aqui celebrando a reabertura deste hospital, que era o sonho de todo povo de Sobradinho. Minha mãe, homenageada através da Lei da Vereadora Isabel Coelho,  representa aqui muitas “Marias”. Quando se diz aqui que ela participou de trabalhos junto a comunidade, ela esteve ao lado de muitas guerreiras que ajudaram a realizar importantes programas para a população. Quero agradecer a toda equipe da saúde, pois sem vocês os serviços não são possíveis. Só se faz saúde com engajamento, com espirito de humanidade e solidariedade, o que vocês têm de sobra. E é assim que a gente constrói e é assim que a gente muda a qualidade de vida das pessoas que dependem da gente. Agradeço ao Prefeito Luiz Vicente Berti, pois esse sonho só foi realizado graças a sua determinação e compromisso com o povo da nossa cidade,”ressaltou.

A dona de casa, Maria do Socorro dos Santos, falou da felicidade de estar vivenciando um momento tão importante para a comunidade.

“Todo morador de Sobradinho sabe da importância que este hospital tem para a comunidade. O que mais me entristecia era passar por aqui e ver este hospital fechado. Era muito complicado a gente ter que ir para as cidades vizinhas para receber atendimento. Muitos não acreditava que esse sonho seria realizado. Além de estar muito feliz, estou impressionada como ficou bonito, como é de qualidade a estrutura do hospital. Isso graças ao empenho e o compromisso da gestão do prefeito Luiz Vicente,” afirmou a dona de casa.

Foi uma noite de homenagens em forma de poema, de canções, de declarações. O tenor Carlos Lima abrilhantou a noite com sua bela voz. A menina Rebeca, do Pré Escolar Lulu, recitou versos de agradecimento, Natiele fez um louvor emocionante, a Fambec, Fanfarra do Serviço de Convivência, encerrou a solenidade, aguçando o orgulho sobradinhense.

O Prefeito Luiz Vicente Berti agradeceu a todas as lideranças que acreditaram no projeto e, visivelmente emocionado, falou do sentimento de dever cumprido e de ser promotor de um sonho da sua gente.

“ É um momento de muita alegria e felicidade, é um momento de emoção que contagia todo povo de Sobradinho. Ainda mais por esta instituição de saúde levar o nome da minha saudosa avó Maria Auxiliadora de Carvalho Torres. Agradeço a todos aqueles que sonharam e acompanharam a luta que enfrentamos para alcançarmos esta importante conquista. Sei que muitos não acreditavam que isso seria possível, porque esta foi uma caminhada árdua, de muito esforço e principalmente de muito trabalho em equipe. Apesar do Brasil passar pela sua pior crise politica e econômica, Sobradinho avança e se mostra verdadeiramente forte e pujante para o Brasil e para a Bahia. O Hospital está sendo reaberto hoje, graças da nossa austeridade com os recursos públicos e da parceria com os nossos deputados estaduais e federais. Peço de todo coração as todas as pessoas que vão trabalhar neste hospital, que venham com o desejo novo de servir, venham com garra e amor pelo povo mais simples. A fé e o trabalho materializam sonhos, agora, mais do que nunca, temos esta certeza. Peço aos usuários do hospital que preservem e tratem bem este hospital, patrimônio do povo desta terra ,” concluiu o prefeito.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Paulo Lima, do médico e  Coordenador do Núcleo Norte de Saúde, Pedro Alcântara, representando o governador Rui Costa , do Presidente do Legislativo, Jarques Canturil, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada.

Descerrada a placa, reaberto o hospital, que passará a funcionar a partir desta segunda-feira, 13.

Ascom PMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.