Estudantes de Jornalismo da Uneb buscam apoio para representar o Vale do São Francisco em Congresso Nacional de Comunicação

0

(foto: arquivo pessoal)

O Intercom Nacional é o maior congresso da Comunicação de todo o Brasil e reúne, todos os anos, estudantes, professores e pesquisadores da área. Um dos momentos mais aguardados é o Expocom, premiação que reconhece os melhores trabalhos produzidos pelos estudantes de graduação e pessoas recém-graduadas. Este ano, quatro trabalhos de estudantes e recém-formados em Jornalismo da região do Vale do São Francisco foram premiados na etapa nordestina do Expocom e, com isso, foram selecionados para concorrer ao prêmio nacional. Porém, três desses trabalhos correm o risco de não serem apresentados durante o Intercom, que será realizado em Joinville-SC, entre os dias 2 e 8 de setembro, já que os estudantes estão enfrentando dificuldades para custear o deslocamento até o Congresso.

Os trabalhos foram produzidos no curso de Jornalismo em Multimeios do Campus Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A estudante Jayanne Rodrigues e os recém-formados João Pedro Ramalho e Cora Macedo buscaram, inicialmente, o apoio da Uneb para a garantia das passagens. A Universidade, inclusive, já havia realizado o Intercom Nordeste, em Juazeiro, em julho deste ano, e em outras ocasiões financiou o transporte de estudantes para o mesmo congresso. Dessa vez, porém, alegou falta de recurso, devido aos cortes orçamentários feitos pelo governo estadual.

Por isso, os estudantes decidiram mobilizar a comunidade do Vale do São Francisco para contribuir com a concretização do principal objetivo, que é tornar a ida ao Congresso possível através da compra das passagens aéreas. A meta é alcançar aproximadamente R$ 3.500,00. A graduanda em Jornalismo e os dois recém-formados no curso também estão abertos para contribuições de outras naturezas por parte das pessoas interessadas em ajudar, mas que não possam colaborar financeiramente.

Um dos trabalhos que concorrerá ao prêmio nacional do Expocom se intitula “Vazio das Águas: vidas submersas, identidades forjadas”, de João Pedro Ramalho. A produção aborda os efeitos da construção da Barragem de Sobradinho-BA sobre os moradores de uma comunidade no interior de Sento-Sé-BA e já foi laureada mais de uma vez em 2018. Além de ser considerado o melhor do Intercom Nordeste na modalidade “Jornalismo Literário e/ou de Opinião”, “Vazio das Águas” foi um dos sete Trabalhos de Conclusão de Curso de todo o país premiados com a seleção para o 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que foi realizado em São Paulo no mês de junho.

Jayanne Rodrigues irá concorrer na modalidade “Reportagem em Radiojornalismo”, com o trabalho “Mulher da vida: é preciso falar”, a radiorreportagem retrata a situação de mulheres em situação de prostituição no município de Juazeiro, a fim de promover o debate sobre a violência sofrida pela mulher prostituta. Por fim, a série de reportagens televisivas “Na rota do sisal: a fibra do sertão”, de Cora Macedo, trata da cultura do sisal no interior da Bahia, desde a plantação até a comercialização, e irá buscar o prêmio nacional na modalidade “Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo”.

O prazo até a data de início do Congresso é curto, mas os estudantes acreditam na boa vontade da comunidade em ajudar. Participar do Intercom é importante não apenas para o crescimento acadêmico e profissional dos congressistas, mas, também, porque é uma oportunidade de dar visibilidade para a nossa região em nível nacional. Os trabalhos que serão apresentados em Joinville abordam temas relevantes sobre a realidade local e merecem ser divulgados para todo o Brasil.

As pessoas interessadas em contribuir podem entrar em contato através dos e-mails joaopramalhom@gmail.com e jayyrodrigues21@gmail.com e dos telefones (74) 98805-8297, (74) 99108-1536 e (87) 98841-1974.

Estão sendo disponibilizadas também contas bancárias para depósitos e transferências.

Caixa econômica
Titular: Jayanne Rodrigues Sousa
Agência: 3443
Operação: 013
Conta-poupança: 00005455-0

Banco do Brasil
Titular: Thiago Elias Santos Silva
Agência: 228-3
Conta-poupança: 38654-5
Variação: 51

Leia também: Graduandos e egressos do curso de Jornalismo da Uneb conquistam prêmios e representarão o nordeste em competição nacional

Jayanne Rodrigues – Graduanda em Jornalismo em Multimeios – Uneb

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome