Secretaria de Saúde de Sobradinho intensifica vacinação contra Poliomielite e Sarampo 

0

A Secretaria de Saúde de Sobradinho realizará no próximo sábado (18), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e também contra o Sarampo, com o objetivo de intensificar a imunização e alcançar uma ampla cobertura. 

No sábado as equipes estarão ofertando as duas vacinas em todas as UBS , que funcionarão das 8 às 17 horas, exclusivamente para a imunização. Haverá vacinação também no Centro de Saúde.

A Campanha que foi iniciada no último dia 6, vai até 31 de agosto.

A vacina contra Pólio é indicada para crianças menores de 1 ano em 3 doses: a primeira aos 2 meses, seguidas de outras duas, aos 4 e 6 meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos.

Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), indicada no calendário básico quando a criança completa 1 ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral acrescida da varicela (ou catapora).

Para garantir uma maior cobertura, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, está disponibilizando a imunização durante essa semana em todas as creches do município.

No período de 20 a 24 de agosto as equipes percorrerão o interior do município para aplicação das vacinas.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

“ Essa situação de baixa cobertura vacinal que se deu em todo Brasil, nos chama mais atenção para a necessidade da imunização. Vamos continuar na luta para eliminar estas doenças do país e isso só acontece através de uma cobertura vacinal elevada. Convido os pais, mães e responsáveis pelas crianças, que têm indicação para as vacinas, a comparecerem aos pontos de vacinação no dia D, sábado, e também quero lembrar que ao longo da semana nossas equipes estão de prontidão para atender as crianças, ” ressaltou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

Mesmo crianças que estão em dia com a vacinação, devem procurar os locais de imunização. Neste ano, a campanha de vacinação será feita de forma indiscriminada para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Ascom PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome