Municípios da região de Guanambi participam do UPB Capacita

0

Gestores municipais, técnicos e colaboradores das prefeituras de Guanambi e região estão reunidos nesta quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Vereadores, para quinta edição do UPB Capacita. O evento gratuito que oferece orientações para o aprimoramento da gestão municipal, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB)  vai acontecer em diversas regiões do estado, até o final do ano.

Ao destacar a importância do trabalho desenvolvido pelo presidente da UPB, o vice prefeito, Hugo Costa Pereira, de Guanambi, ressaltou a satisfação em sediar a capacitação. “Oferecer conhecimento a nossas equipes é garantir que daremos uma gestão mais eficiente para a população. Quero agradecer ao presidente Eures que vêm dando voz aos pequenos e médios municípios que sofrem com a falta de recursos”, reforçou.

Na ocasião o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro atualizou os participantes sobre as lutas e conquistas da entidade. “Conseguimos um grande feito, com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ângelo Coronel, o Tribunal de Contas dos Municípios acabou de aprovar a retirada de profissionais terceirizados e de programas federais do Índice de Pessoal, graças a uma incansável luta dos prefeitos que durou quase 20 anos”, destacou.

Eures Ribeiro, que também é vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios, falou também sobre a assembleia que foi realizada na sede da UPB, com a presença de mais de 100 prefeitos. “Vou me reunir com o presidente do TCM, Francisco Netto, para agendarmos um seminário em Salvador para esclarecimento de como será a retirada de profissionais terceirizados e de programas federais do Índice de Pessoal”.

Presente no evento, o presidente da Amavale, e prefeito de Caculé, Beto Maradona falou sobre a importância do evento e parabenizou a iniciativa da UPB. “Na maioria das vezes os erros que acontecem em uma prestação de contas são decorrentes da falta de momentos como esses, com capacitação da equipe técnica e busca de conhecimento”.

O Presidente do Consórcio do Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão e prefeito de Matina, Juscelio Fonseca, parabenizou o presidente Eures e toda a sua luta para melhorar os municípios. “Sabemos que não mede esforços para lutar pelos municípios. A UPB vai estar mais forte porque você tem uma cadeira de vice presidente na CNM”. Também presente no encontro o presidente do Consórcio da Bacia do Paramirim, Roberval Meira, falou, “esse público que está presente hoje Eures, mostra e confirma o seu trabalho. Nós, municípios pequenos sofremos com as prestações de contas, por falta de conhecimento. Então esse evento é de extrema importância para nós’, afirmou

O evento contou também com a participação do presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico e prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Anunciação; do especialista em órgãos públicos IEL/ BA, Carlos Fernandes; deputada estadual, Ivana Bastos e do Conselheiro vice presidente da IMAP, Jaildo Oliveira.

Programação

O UPB Capacita segue até esta sexta-feira (24), abordando diversos temas relacionados à gestão municipal, a exemplo do planejamento, prestação de contas, captação e bloqueio de recursos da União, soluções administrativas e jurídicas, projetos de engenharia, regularização fundiária urbana e a reforma tributária dos municípios.

A capacitação tem o apoio institucional da Caixa, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), todos estão presentes no evento oferecendo serviços e orientação aos municípios.

Foto: Henrique Praxedes

Ascom UPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome